00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7293
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática para ensino de física atômica e nuclear aplicada no contexto da medicina
Autor(es): Santos, Franck Renaldo
Primeiro Orientador: Santos, Pedro Valentim dos
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Antonio Jose Ornellas
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Tiago Nery
Resumo: A sequência didática proposta neste trabalho atende as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, estando voltada a turmas de 3º ano do ensino médio e ao tema estruturador Física Moderna e Contemporânea: o estudo da matéria e radiação, no qual abordamos conceitos de Física Atômica e Nuclear Aplicada no contexto da medicina, de maneira mais particular, o raio X, relações entre raio X e radioterapia e a Ressonância Magnética Nuclear. A aplicação do produto foi realizada em três etapas: Problematização Inicial, uma aula, destinada à sondagem, Organização do Conhecimento, seis aulas, voltadas ao trabalho de aprimoramento dos saberes dos alunos, e Aplicação do Conhecimento, uma aula, destinada à produção e socialização de folheto sobre os conteúdos em estudo. O desenvolvimento do currículo esteve ligado às relações existentes entre contextualização do conteúdo, recursos didáticos, estratégias de ensino e aprendizagem dos alunos, procurando efetivar processos capazes de possibilitar importantes avanços educacionais aos indivíduos envolvidos. Os procedimentos educacionais foram realizados, considerando os conteúdos de forma conceitual, procedimental e atitudinal, utilizando elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e fundamentos da Neurociência de como se constrói a aprendizagem. A avaliação processual, reflexão transformada em ação, favorecedora da trajetória da construção do conhecimento. Os resultados do produto educacional evidenciam manifestação de aprendizagem afetiva positiva, do trabalho coletivo e colaborativo e indícios de aprendizagens, possivelmente, úteis aos estudantes, demonstrando ter potencial de uso em sala de aula.
Abstract: The didactic sequence proposed in this work meets the recommendations of the National Curriculum Parameters, focusing on 3rd year classes of high school and the structuring theme Modern and Contemporary Physics: the study of matter and radiation, in which we approach concepts of applied atomic and nuclear physics in the context of medicine, in particular, X-rays, relationships between X-rays and radiotherapy and nuclear magnetic resonance. The application of the product was carried out in three stages: Initial problematization, one class, aimed at probing, Knowledge Organization, six classes, aimed at improving students' knowledge, and Knowledge Application, one class, production and socialization of a leaflet about the themes under study. The development of the curriculum was linked to the existing relationships between contextualization of the content, didactic resources, teaching and learning strategies of the students, seeking to implement processes capable of enabling important educational advances to the individuals involved. The educational procedures were carried out considering the contents in a conceptual, procedural and attitudinal way, using elements from David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning and neuroscience fundamentals of how learning is built. The procedural evaluation, reflection transformed into action, and favoring the trajectory of knowledge construction. The results of the educational product show a manifestation of positive affective learning, collective and collaborative work and evidence of learning, possibly useful to students, demonstrating its potential for use in the classroom.
Palavras-chave: Produto educacional
Sequência didática
Contextualização do conteúdo
Física atômica
Física nuclear
Aprendizagem significativa
Educational product
Didactic sequence
Contextualization of the content
Atomic Physics
Nuclear Physics
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: SANTOS, Franck Renaldo. Sequência didática para ensino de física atômica e nuclear aplicada no contexto da medicina. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7293
Data do documento: 20-fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática para ensino de física atômica e nuclear aplicada no contexto da medicina.pdf4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.