00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Priscila Muniz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5757752956884154pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, Mércia Sylvianne Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0465564620477640pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715206085360657pt_BR
dc.creatorMelo, Bianca Maria da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469954458715006pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-20T15:47:11Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-10-20T15:47:11Z-
dc.date.issued2020-06-12-
dc.identifier.citationMELO, Bianca Maria da Silva. Agro é pop: a anulação da conflitualidade no campo no discurso da TV Globo.2020. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7265-
dc.description.abstractThe present work aims to carry out a discourse analysis around the spots of the Agro campaign: the industry-wealth of Brazil, broadcast by Rede Globo in its television programming during commercial breaks, between the years 2016 and 2018. In its elaboration, a rescue of the history of conflicts between agribusiness and family / peasant agriculture; a gathering of data showing the scenarios of these two models of agriculture over the past few years through a comparison between the two; a deepening of historical relations between media and agribusiness, with Rede Globo and the major Brazilian agricultural groups as its main focus; a literature review for the application of the methodology based on the theoretical contribution that involves the Discourse Analysis of the French line; and finally, the selection and collection of the corpus, formed by the advertising pieces, later converting them into a discursive object, where analytical techniques were applied, investigating the different relationships between the Discursive Formations within each object, observing patterns based on the strategies of marketing present in the pieces, and pondering the effects of the campaign's meaning on society. The analysis highlights aspects related to the construction of discourse, television marketing strategies aimed at agribusiness, and the way conflict in the countryside is presented in the campaign.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTV Globopt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.titleAgro é pop: a anulação da conflitualidade no campo no discurso da TV Globopt_BR
dc.title.alternativeAgro is Pop: The Cancellation of Conflictuality in The Field in TV Globo Speechpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de discurso em torno dos spots da campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil, veiculada pela Rede Globo em sua programação televisiva durante os intervalos comerciais, entre os anos 2016 e 2018. Em sua elaboração, foram realizados um resgate do histórico de conflitos entre agronegócio e agricultura familiar/camponesa; uma reunião de dados que mostram os cenários destes dois modelos de agricultura ao longo dos últimos anos por meio de um comparativo entre ambos; um aprofundamento das relações históricas entre mídia e agronegócio, tendo como foco principal a Rede Globo e os grandes grupos agrícolas brasileiros; uma revisão de literatura para a aplicação da metodologia a partir do aporte teórico que envolve a Análise de Discurso de linha francesa; e por fim, a seleção e coleta do corpus, formado pelas peças publicitárias, convertendo-as posteriormente em objeto discursivo, onde foram aplicadas técnicas analíticas, investigando as diferentes relações entre as Formações Discursivas no interior de cada objeto, observando padrões baseados nas estratégias de marketing presentes nas peças, e ponderando sobre os efeitos de sentido da campanha na sociedade. A análise constata aspectos relativos a construções de discurso, estratégias de marketing televisivo voltado para o agronegócio, e a maneira como a conflitualidade no campo é apresentada na campanha.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agro é pop: a anulação da conflitualidade no campo no discurso da TV.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.