00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Vicente Medeiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437241483951235pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Neto , Artur Bispo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979204224090102pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Francisco Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707630123649086pt_BR
dc.creatorMelo, José Adelson de Farias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7298645994120383pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-09T02:49:32Z-
dc.date.available2020-10-09T02:49:32Z-
dc.date.issued2017-11-13-
dc.identifier.citationMELO, José Adelson de Faria de. O conceito de vítima para além da totalidade do conceito em Enrique Dussel. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) - Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7234-
dc.description.abstractThis work aims to present the Ethics of Liberation by Enrique Dussel and some of their concepts, as the victim, and Life. For this, explains as Dussel (1997; 2002) constructs a critique of classical ontology, the European ethnocentrism and the colonization of peripheries in the world from the presentation of the otherness of the other. Considering the present ethics pedagogy, which presupposes freedom in the formal sense and material, the latter because you're talking about life, and life cannot be reduced to a concept, the philosopher conceives the victim as a "subject" of the release. Thus, Dussel (1997; 2002) evidence the critical need to system existing world capitalism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTotalidadept_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectVítimapt_BR
dc.subject“Sujeito” da Libertaçãopt_BR
dc.subjectTotalitypt_BR
dc.subjectLifept_BR
dc.subject“Subject” of Liberationpt_BR
dc.subjectVictimpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleO conceito de vítima para além da totalidade do conceito em Enrique Dusselpt_BR
dc.title.alternativeThe concept of victim beyond the totality of the concept in Enrique Dusselpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva apresentar a Ética da Libertação de Enrique Dussel e alguns de seus conceitos, como o de vítima, Totalidade e Vida. Para isso, explicita-se como Dussel (1997; 2002) constrói uma crítica à ontologia clássica, ao etnocentrismo europeu e à colonização das periferias do mundo a partir da apresentação da alteridade do outro. Considerando a pedagogia presente na ética, que pressupõe a liberdade no sentido formal e material, este último porque fala da vida, e a vida não pode ser reduzida a um conceito, o filósofo concebe a vítima como “sujeito” da libertação. Dessa forma, Dussel (1997; 2002) evidencia a necessidade da crítica ao sistema mundo vigente, o capitalismo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conceito de vítima para além da totalidade do conceito em Enrique Dussel.pdf851.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.