00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7220
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de botânica: a importância do ensino por investigação como estratégia para alfabetização científica
Título(s) alternativo(s): Botanics teaching: the importance of research teaching as a strategy for scientific literacy
Autor(es): Conceição, Alexandre Rodrigues da
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo verificar a contribuição do Ensino por investigação como estratégia didática capaz de promover a Alfabetização Científica. O tema escolhido foi a Botânica, que apresenta diversas fragilidades no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscamos responder à questão central dessa pesquisa: Como o Ensino por Investigação pode contribuir para aprendizagem dos conteúdos de Botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse sentido, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para trabalhar as estruturas das plantas e o nascimento da banana com alunos do 2ª ano do Ensino Fundamental, como proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e explicativa. Essa pesquisa foi desenvolvida nos dias 7 e 27 de agosto de 2019 tendo como lócus de pesquisa a Escola Municipal Professora Noêmia Bastos no interior de Alagoas. Os instrumentos de coletas utilizados foram a gravação de áudios, os registros gráficos e textuais produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados utilizamos a análise do conteúdo proposta por Bardin (2011) e fizemos uso das categorias propostas por Samarapungavan, Mantzicopoulos, Patrick (2008) e Howitt, Lewis; Upson (2011), além de um grupo de indicadores de Alfabetização Científica das autoras Sasseron e Carvalho (2008). Os resultados demonstram que o ensino por investigação consegue contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica, no que se refere a aprendizagens de Botânica de alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental, tornando a sala de aula um ambiente pautado na argumentação, levantamento de hipóteses e na mudança de postura docente e discente.
Abstract: This research aims to verify the contribution of Science Education through research as a didactic strategy capable of promoting Scientific Literacy. The chosen theme was Botany, which presents several weaknesses in the teaching and learning process. In this sense, we seek to answer the central question of this research: How can Teaching by Research contribute to learning the contents of Botany in the early years of Elementary School? In this sense, we developed an Investigative Teaching Sequence (SEI) to work on the structures of plants and the birth of bananas with students from the 2nd year of Elementary School. We justify the choice of this school level as being a proposal of the National Common Curricular Base (BNCC). This study has a qualitative approach, of a descriptive and explanatory nature. This research was carried out on the 7th and 27th of August 2019 with the research location of the Municipal School Professor Noêmia Bastos in the interior of Alagoas. The collection instruments used were audio recording, graphic and textual records produced by students. For the analysis of the data we tried to establish, when possible, a relationship between some indicators of scientific literacy of the authors Sasseron and Carvalho (2008) and also of the categories proposed by Samarapungavan, Mantzicopoulos, Patrick (2008) and Howitt, Lewis; Upson (2011). The results demonstrate that teaching by research is able to contribute to the development of scientific literacy, making the classroom an environment based on argumentation, hypothesis raising and changing the teaching and student posture.
Palavras-chave: Anos Iniciais
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Sequência de Ensino Investigativa
Early Years
Investigative Teaching Sequence
Elementary School
Ensino por investigação
Alfabetização científica
Botânica - Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues da. Ensino de botânica: a importância do ensino por investigação como estratégia para alfabetização científica. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7220
Data do documento: 25-jun-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.