00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Sirlene Vieira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1815329773344625pt_BR
dc.creatorBarros, Márcia Lúcia Nogueira de Lima-
dc.creatorBarbosa, Marily Oliveira-
dc.date.accessioned2020-09-22T19:56:53Z-
dc.date.available2020-09-22T19:56:53Z-
dc.date.issued2020-07-20-
dc.identifier.citationBARROS, Márcia Lúcia Nogueira de Lima; BARBOSA, Marily Oliveira.PIBID diversidade e inclusão escolar: possibilidades para a formação continuada de professores. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7213-
dc.description.abstractARTIGOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectParceria colaborativapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePIBID diversidade e inclusão escolar: possibilidades para a formação continuada de professorespt_BR
dc.title.alternativeTCC Artigo graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi descrever as contribuições advindas das experiências do Pibid Diversidade para formação continuada de professores, considerando os desafios da inclusão escolar de uma estudante com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que utilizou como instrumentos de pesquisa a observação com apoio no diário de campo e a sessão reflexiva. Teve como sujeitos da pesquisa uma professora de Língua Portuguesa e as autoras deste trabalho. Os resultados foram organizados em dois momentos: 1) PIBID Diversidade: uma formação compartilhada, sendo esta uma questão basilar para o estudo; e 2) Estratégias Pedagógicas e TEA na Sala de Aula: inclusão possível, enquanto procedimentos planejados e elaborados colaborativamente visando o processo de ensino e aprendizagem da aluna com TEA. O estudo revelou que a parceria colaborativa entre a docente de Língua Portuguesa, a professora do AEE e a bolsista do PIBID Diversidade provocaram modificações positivas na metodologia de ensino da professora, visto que, houve a possibilidade de repensar e redirecionar suas atividades, trazendo modificações para seu fazer docente junto a aluna com TEA.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID diversidade e inclusão escolar - possibilidades para a formação continuada de professores.pdf400.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.