Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8834824295660511 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Sirlene Vieira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1815329773344625 | pt_BR |
dc.creator | Barros, Márcia Lúcia Nogueira de Lima | - |
dc.creator | Barbosa, Marily Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-22T19:56:53Z | - |
dc.date.available | 2020-09-22T19:56:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-20 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Márcia Lúcia Nogueira de Lima; BARBOSA, Marily Oliveira.PIBID diversidade e inclusão escolar: possibilidades para a formação continuada de professores. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7213 | - |
dc.description.abstract | ARTIGO | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Parceria colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | PIBID diversidade e inclusão escolar: possibilidades para a formação continuada de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | TCC Artigo graduação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo da pesquisa foi descrever as contribuições advindas das experiências do Pibid Diversidade para formação continuada de professores, considerando os desafios da inclusão escolar de uma estudante com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que utilizou como instrumentos de pesquisa a observação com apoio no diário de campo e a sessão reflexiva. Teve como sujeitos da pesquisa uma professora de Língua Portuguesa e as autoras deste trabalho. Os resultados foram organizados em dois momentos: 1) PIBID Diversidade: uma formação compartilhada, sendo esta uma questão basilar para o estudo; e 2) Estratégias Pedagógicas e TEA na Sala de Aula: inclusão possível, enquanto procedimentos planejados e elaborados colaborativamente visando o processo de ensino e aprendizagem da aluna com TEA. O estudo revelou que a parceria colaborativa entre a docente de Língua Portuguesa, a professora do AEE e a bolsista do PIBID Diversidade provocaram modificações positivas na metodologia de ensino da professora, visto que, houve a possibilidade de repensar e redirecionar suas atividades, trazendo modificações para seu fazer docente junto a aluna com TEA. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID diversidade e inclusão escolar - possibilidades para a formação continuada de professores.pdf | 400.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.