00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Brennand, Edna Gusmão de Góes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872pt_BR
dc.creatorRamalho, Ayza Rafaela Damasceno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632238515681446pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-17T03:52:19Z-
dc.date.available2020-09-17T03:52:19Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.citationRAMALHO, Ayza Rafaela Damasceno. A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211-
dc.description.abstractIn a society in which subjects are brutalized, it is necessary to find an escape from such reality and cinema can be one of the options. However, in addition to being an instrument that is sought when the interest is fun, it also brings a potential generator of reflections. In this way, the problem addressed in the study turns on whether the cinema has the possibility of carrying a critical-educational potential in the formation of the individual within a social body governed by the cultural industry that commercializes the art and that results in half-educated subjects. In order to escape from this, it is also presented grounds to think of a critical pedagogy that aims at the autonomy of the subject, so that it can filter the cinema. For this, the methodology used was the bibliographic review and the texts found were treated from an interpretative analysis. Theodor W. Adorno, despite being involved in a controversy over whether or not to consider art cinema, is the scholar who bases the present analysis. The categories used are culture, cultural industry, half-education, aesthetics, emancipation and cinema. The assumptions that have been established are: Adorno's perspective on education for emancipation results in a critical pedagogy; critical pedagogy forms critical subjects with autonomy to filter the cinema; whether cinema, sold by the cultural industry only as a pastime, has a formative content. To achieve the expected result - to show that cinema has a critical-educational potential -, the aesthetic discourses, the philosophy and sociology of art and education were present.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdornopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSemiformaçãopt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectCultural Industrypt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectHalf-educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt_BR
dc.subjectCultura e educaçãopt_BR
dc.subjectSemiformaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinemapt_BR
dc.title.alternativeCultural training in Adorno: the critical-educational potential of cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEm uma sociedade na qual os sujeitos são embrutecidos, faz-se necessário encontrar uma fuga de tal realidade e o cinema pode ser uma das opções. Entretanto, para além de ser um instrumento que se procura quando o interesse é diversão, traz também um potencial gerador de reflexões. Desse modo, o problema abordado no estudo gira acerca de saber se o cinema tem a possibilidade de carregar um potencial crítico-educativo na formação do indivíduo dentro de um corpo social regido pela indústria cultural que mercantiliza a arte e que tem como consequência sujeitos semiformados. Para se fugir disso, também são apresentados fundamentos para se pensar em uma pedagogia crítica que vise a autonomia do sujeito, a fim de que ele possa filtrar o cinema. Para tal, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e os textos encontrados foram tratados a partir de uma análise interpretativa. Theodor W. Adorno, apesar de estar envolvido em uma polêmica sobre considerar ou não o cinema arte, é o estudioso que fundamenta a presente análise. As categorias utilizadas são a cultura, indústria cultural, semiformação, estética, emancipação e cinema. Os pressupostos que foram estabelecidos são: a perspectiva de Adorno acerca da educação para a emancipação resulta em uma pedagogia crítica; a pedagogia crítica forma sujeitos críticos com autonomia para filtrar o cinema; saber se o cinema, vendido pela indústria cultural somente como um passatempo, tem um teor formativo. Para atingir o resultado esperado – mostrar que o cinema possui um potencial crítico-educativo –, os discursos estéticos, da filosofia e sociologia da arte e da educação se fizeram presentes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema.pdf802.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.