00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
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Tipo: Dissertação
Título: Redes cômicas: engajamentos e fluxos de significados em torno do meme
Autor(es): Ferreira, Victor Hugo Nicácio
Primeiro Orientador: Totaro, Paolo
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Fernando de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, João Vicente Barroso da Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Moacir Carvalho
Resumo: A presente pesquisa busca analisar o Meme por estudantes universitários, através de entrevistas, assim como acompanhamento on-line, e relacionar isto a mudanças estruturais na configuração social atual explorando as diferenças durante a produção, consumo e compartilhamento dos Memes. Consta de uma análise teórica e de um estudo empírico. Na análise teórica, investigamos os elementos fundamentais do humor, da Web 2.0 e dos processos que proporcionaram o engajamento on-line; no estudo empírico, através de entrevistas e observação On-line dos estudantes universitários investigamos os padrões de comportamento pelos quais os Memes são desenvolvidos e vivenciados. Metodologicamente utilizamos inicialmente alguns elementos do pensamento de Norbert Elias para aprofundar a sociogênese dos processos que constroem o Meme; a seguir aprofundamos a análise pela ajuda de Manuel Castells, para problematizar e compreender a formação da internet, a crise da democracia representativa e seus efeitos; uma análise do neoliberalismo é desenvolvida a partir de Foucault, bem como Empoli nos ajuda a aprofundar os mecanismos pelos quais os algoritmos influenciam na formação de extremismos e dependência de reconhecimento nas redes. Com isso problematizamos as noções de consciência prática e discursiva, história, relações de poder, redes de interdependências, posições na partida, jogos e suas regras, reflexividade e figurações. Dessa forma, tentamos reelaborar a discussão de modo que abarque tanto o movimento interacional como a dinâmica das transformações dos processos sociais que cercam a experiência humana em torno do Meme e sua relação com a subjetividade e gramáticas morais diversas, numa metodologia cíclica que parte da observação macro para micro e vice versa, observando os padrões que se repetem nessas dimensões. Por fim procuramos encontrar conexões entre o jogo de ocultamento e revelação e as variáveis classe, idade, e reflexividade dos Universitários, assim como corpo e monitoramento da reflexividade se interdependem numa relação contraditória em que as emoções tornam o Meme um modo de comunicar mais palatável, mesmo em relação a gramáticas morais divergentes, contribuindo para entender por que o modo de comunicar pelo Meme é uma das principais maneiras de expressão do início do século XXI.
Abstract: The present research seeks to analyze the Meme by university students, through interviews, as well as online monitoring, and to relate this to structural changes in the current social configuration, exploring differences during the production, consumption and sharing of Memes. Through a theoretical analysis, we investigate the fundamental elements of humor, of Web 2.0, of the processes that provided online engagement; and empirical through interviews and online observation of college students as behavior patterns through Meme are developed. Methodologically, we initially used some elements of the thought of Norbert Elias to deepen the sociogenesis of the processes that build the Meme, then we deepen the analysis in Manuel Castells, to problematize and understand the formation of the internet, the crisis of representative democracy and its effects, and the neoliberalism based on Foucault, in Empoli we have deepened the notion of how algorithms influence the formation of extremisms and dependence on recognition in networks. With this, we problematize the notions of practical and discursive conscience, history, power relations, networks of interdependencies, positions in the game, games and their rules, reflexivity and figurations. In this way, we try to re-elaborate the discussion in such a way that it encompasses both the interactional movement and the dynamics of the transformations of social processes that surround the human experience around the Meme and its relationship with subjectivity and diverse moral grammars, in a cyclical methodology that starts from observation macro to micro and vice versa, observing the patterns that are repeated in these dimensions. Finally, we seek to find connections between the game of concealment and revelation and the variables class, age, and reflexivity of the University students, as well as the body and monitoring of reflexivity are interdependent in a contradictory relationship in which emotions make Meme a more palatable way of communicating, even in relation to divergent moral grammars, contributing to understand why Meme's way of communicating is one of the main ways of expression of the beginning of the 21st century.
Palavras-chave: Memes
Web 2.0
Redes sociais - Participação social
Reflexividade
Engajamento
Meme
Reflexivity
Web 2.0
Engagement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: FERREIRA, Victor Hugo Nicácio. Redes cômicas: engajamentos e fluxos de significados em torno do meme. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7139
Data do documento: 27-mar-2020
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