00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7109
Tipo: Tese
Título: Os livros didáticos de sociologia e o discurso de desnaturalização das explicações sobre a realidade social
Título(s) alternativo(s): The sociology textbooks and the denaturalization discourse of explanations about social realty
Autor(es): Santos, Valci Melo Silva dos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Amurabi Pereira de
metadata.dc.contributor.referee4: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar as contribuições e os limites dos livros didáticos de Sociologia para a desnaturalização das explicações sobre a realidade social. Para tal, foram tomados como materialidade discursiva os seis livros didáticos aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. A análise das obras procurou identificar se as mesmas aplicam o princípio da desnaturalização aos mais variados temas ou se existem questões cuja abordagem não leva em consideração a radical historicidade do mundo dos homens. O estudo deu-se a partir da Análise do Discurso de filiação pecheutiana em estreita articulação com o materialismo histórico-dialético, destacando-se como autores principais, no campo da AD: Pêcheux, Orlandi e Cavalcante; na esfera do marxismo: Marx, Engels, Lukács, Leontiev, Mészáros, Paulo Netto, Lessa e Tonet; acerca do conhecimento escolar: Saviani e Chevallard; sobre o livro didático: Bittencourt, Choppin, Meucci e Munakata; e sobre o PNLD: Cassiano e Filgueiras. Como resultado, demonstra-se que o exercício da desnaturalização nos livros didáticos analisados segue caminhos nem sempre bem delimitados, com discursos que oscilam entre formações ideológicas e discursivas diferentes e até contraditórias. Nesse movimento, o tratamento de alguns fenômenos sociais às vezes desconsidera a indissociabilidade do tripé desnaturalizador: explicação de seus fundamentos, abordagem de suas configurações sócio-históricas e exploração de suas diferentes possibilidades e alternativas. Por fim, conclui-se que, embora a desnaturalização não apareça com a mesma radicalidade na abordagem de todas as temáticas, os livros didáticos de Sociologia apresentam mais contribuições do que limites na lida com a didatização do conhecimento teórico-científico das Ciências Sociais.
Abstract: This research sought to investigate the contributions and limits of Sociology textbooks for the denaturalization of explanations about social reality. To this end were taken as discursive materiality the six textbooks approved and recommended by the 2015 National Textbook Program (PNLD). The analysis of the textbooks sought to identify whether they apply the principle of denaturalization to the most varied themes or whether there are issues whose approach does not take into account the radical historicity of the world of men. The study took place from the Discourse Analysis filiated at Michel Pecheux in close articulation with the historical-dialectical materialism, standing out as main authors, in the field of AD: Pêcheux, Orlandi and Cavalcante; in the sphere of Marxism: Marx, Engels, Lukács, Leontiev, Mészáros, Paulo Netto, Lessa and Tonet; about school knowledge: Saviani and Chevallard; about the textbook: Bittencourt, Choppin, Meucci and Munakata; and on the PNLD: Cassiano and Filgueiras. As a result, it is demonstrated that the denaturalization exercise in the analyzed textbooks follows ways that are not always well defined, with discourses that oscillate between different and even contradictory ideological and discursive formations. In this movement, the treatment of some social phenomena sometimes disregards the inseparability of the denaturalizing tripod: explanation of its fundamentals, approach to its socio-historical configurations and exploration of its different possibilities and alternatives. Finally, it is concluded that, although denaturalization does not appear with the same radicalism in the approach of all the themes, the textbooks of Sociology present more contributions than limits in dealing with the didacticization of theoretical and scientific knowledge of Social Sciences.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia
Marxismo
Análise do Discurso
Desnaturalização
Livro didático
Teaching of Sociology
Marxism
Discourse Analysis
Denaturalization
Textbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Valci Melo Silva dos. Os livros didáticos de sociologia e o discurso de desnaturalização das explicações sobre a realidade social. 2020. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7109
Data do documento: 13-mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.