00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucy Vieira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010369315381653pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa , Antônio Carlos Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Lucia de Mendonça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7536566859892948pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Inaura Patricia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7942943180683853pt_BR
dc.creatorAndrade, Isabel Cristina da Silva de-
dc.creator.LattesLattes http://lattes.cnpq.br/7873225342335666pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T01:17:55Z-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-08-12T01:17:55Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Isabel Cristina da Silva de. Análise discente das estratégias de ensino aprendizagem utilizada num curso de graduação em enfermagem. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Saúde) Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7102-
dc.description.abstractThe purpose of this Academic Work for Course Completion (TACC) is to carry out studies on the development, implementation and educational practices with the production of a scientific article and an intervention product. It is in the area of curriculum concentration and the teaching-learning process in health training and brings to the discussion the teaching-learning strategies, where they were worked on from my teaching experience on the process of educational practice in the professional context. It is a research with a quantitative approach, of a descriptive nature, with the use of a questionnaire to perform data collection. 57 nursing students from the 2nd and 5th year of graduation from a Public Higher Education Institution participated in the research, in the city of Maceió, state of Alagoas. The following categories were the basis for the analysis of teaching and learning strategies used in class, in the perception of students: 1st - the types of teaching and learning strategies used in the classroom; 2nd - teaching- learning strategies for developing discussions during class; 3rd – the relationship between teaching and learning strategies with classes that impacted the student. From the results, we found that health teaching strategies represent a tool for transforming nursing education in Maceió. As a product derived from the research, a Teaching Learning Strategies Manual was created to be offered to UNCISAL Nursing Undergraduate faculty as a means to promote greater diversity in teaching methodologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeios de ensinopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEstudante de enfermagempt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleAnálise discente das estratégias de ensino aprendizagem utilizada num curso de graduação em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeDiscent analysis of teaching strategies learning used in a nursing graduation coursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) tem como objetivo a realização de estudos sobre o desenvolvimento, implementação e práticas educacionais com a produção de um artigo científico e um produto de intervenção. Encontra-se na área de concentração currículo e processo ensino aprendizagem na formação em saúde e traz à discussão as estratégias de ensino aprendizagem, onde as mesmas, foram trabalhadas a partir da minha vivência docente sobre o processo da pratica educativa no contexto profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, de cunho descritivo, com a utilização de um questionário para realização da coleta de dados. Participaram da pesquisa 57 discentes de enfermagem do 2 º ano e do 5º ano de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Pública, na cidade de Maceió, estado de Alagoas. As seguintes categorias embasaram a análise sobre as estratégias de ensino aprendizagem utilizadas na aula, na percepção dos discentes: 1ª – os tipos de estratégias de ensino aprendizagem utilizadas na sala de aula; 2ª - as estratégias de ensino aprendizagem para o desenvolvimento das discussões durante a aula; 3ª - a relação das estratégias de ensino aprendizagem com as aulas que impactaram o discente. A partir dos resultados, verificamos que as estratégias de ensino na saúde representam uma ferramenta de transformação da educação de enfermagem em Maceió. Como produto derivado da pesquisa foi criado um Manual de Estratégias de Ensino Aprendizagem para ser oferecido ao corpo docente da Graduação em Enfermagem da UNCISAL como meio para promover uma maior diversidade nas metodologias de ensinagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise discente das estratégias de ensino aprendizagem utilizada num curso de graduação em enfermagem.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.