00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Controle social na formação dos discentes: contribuição da preceptoria na atenção básica
Título(s) alternativo(s): Social control in the formation of discent: concept of preceptor In basic care
Autor(es): Santos, Eladja Oliveira
Primeiro Orientador: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Maria Lucélia da Hora
Resumo: O presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MEPS) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é constituído por um artigo científico e um produto de intervenção, ambos decorrentes da pesquisa intitulada “Controle Social na formação dos discentes: contribuição da preceptoria na Atenção Básica”. O estudo busca evidenciar como os preceptores compreendem a importância do controle social na formação dos discentes no exercício da preceptoria, tendo como objetivo analisar como o controle social é abordado na formação de graduandos pelos preceptores na Atenção Básica. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo exploratório que utilizou a técnica de Grupo Focal (GF) para coleta dos dados. Participaram da pesquisa oito preceptores que atuam nas unidades de saúde do VII Distrito Sanitário (DS) de Maceió (AL), e sete estudantes que fizeram ou estavam em estágio obrigatório nessas unidades. Para a análise dos dados utilizou-se análise do conteúdo de Bardin que possibilitou identificar categorias e subcategorias, a saber: 1) Concepção sobre o controle social; 2) Participação e controle social no serviço de saúde. Nesta categoria foram criadas duas subcategorias, a saber: Ingerência política e atuação dos usuários, trabalhadores e gestores nos espaços de controle social no serviço de saúde; e, 3) Atividades desenvolvidas durante o estágio caracterizadas como de controle social. Os resultados apontaram para um entendimento distinto sobre o tema controle social apresentado pelas estudantes e preceptores; pouca efetivação de atividades durante o estágio que trabalhassem o controle social; ausência do profissional/preceptor no fomento da participação e controle social com usuários e estudantes; necessidade de formação pedagógica dos profissionais que estão na preceptoria e fortalecimento da Educação Permanente em Saúde (EPS). Com os resultados foram possíveis elaborar um artigo científico e a criação de um vídeo animado intitulado: Preceptor na Atenção Básica do SUS, qual o seu papel no fomento do Controle Social durante o estágio? Espera-se que o vídeo seja utilizado em momentos de Educação Permanente dos preceptores. Do mesmo modo, deseja-se que a pesquisa possa contribuir para uma formação que leve em conta a importância do controle social para afirmação da política de saúde e para um maior compromisso político de estudantes, profissionais/preceptores, docentes, comunidade e gestores.
Abstract: The present Academic Work of Course Completion (TACC) of the Professional Master in Health Education (MEPS) of the Faculty of Medicine (FAMED) of the Federal University of Alagoas (UFAL) consists of a scientific article and an intervention product, both arising of the research entitled “Social Control in the training of students: contribution of preceptorship in Primary Care”. The study seeks to show how preceptors understand the importance of social control in the training of students in the exercise of preceptorship, aiming to analyze how social control is approached in the training of undergraduate students by preceptors in Primary Care. The research has an exploratory qualitative approach that used the Focus Group (FG) technique for data collection. Eight preceptors who work in the health units of the VII Sanitary District (DS) of Maceió (AL) participated in the research, and seven students who did or were in mandatory internship in these units. For data analysis, analysis of Bardin's content was used, which made it possible to identify categories and subcategories, namely: 1) Conception of social control; 2) Participation and social control in the health service. In this category, two subcategories were created, namely: Political interference and performance of users, workers and managers in social control spaces in the health service; and, 3) Activities developed during the internship characterized as social control. The results pointed to a different understanding on the theme of social control presented by students and tutors; little implementation of activities during the internship that worked on social control; absence of the professional / tutor in promoting participation and social control with users and students; need for pedagogical training of professionals who are in the preceptorship and strengthening of Permanent Education in Health (EPS). With the results it was possible to elaborate a scientific article and the creation of an animated video entitled: Preceptor in Primary Care of SUS, what is your role in promoting Social Control during the internship? It is expected that the video will be used in moments of Permanent Education by the preceptors. Likewise, it is hoped that the research can contribute to training that takes into account the importance of social control for affirming health policy and for a greater political commitment by students, professionals / preceptors, teachers, community and managers.
Palavras-chave: Preceptores
Formação discente
Controle Social
Atenção Básica
Social Control
Preceptorship
Basic Attention
Health training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: SANTOS, Eladja Oliveira. Controle social na formação dos discentes: contribuição da preceptoria na atenção básica. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7099
Data do documento: 5-jun-2020
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