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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7096
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Escola e corporeidade: contradições |
Autor(es): | Fernandes, Alania da Silva |
Primeiro Orientador: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Irailde Correia de Souza |
Resumo: | Este artigo enfoca o corpo das crianças na educação infantil, mostra como a falta de conhecimento das(os) professoras(es) acerca das expressões corporais das crianças prejudica o ensino e a aprendizagem dos primeiros anos de escola, apresenta que muitos educadores os rotulam como indisciplinados, em virtude de que os mesmos, em sala de aula, gostam de atividades que envolvam o corpo evidenciam, a negação e o silêncio corporal como um dos problemas em que os alunos enfrentam em virtude de uma prática pedagógica voltada apenas para o ensino de escrita e leitura, tornando o ambiente escolar um lugar onde as crianças não se sentem bem porque estão sendo impedidas de realizar atividades corporais, uma vez que isso é próprio desta fase de suas vidas, fazendo com que as levem a agir de forma contrária ao que o professor espera e, por conseguinte, sendo taxados de indisciplinados. A pesquisa tem por objetivo realizar um estudo bibliográfico acerca da indisciplina escolar associada à negação do corpo e justifica-se pela busca em promover a reflexão e uma maior compreensão sobre a aplicabilidade da metodologia tradicional por parte de professoras(es) no processo de ensino e aprendizagem das crianças, inviabilizando o desenvolvimento da linguagem corporal. A metodologia usada consiste no levantamento bibliográfico baseados no pensamento de Figueiredo e Galvão, destacando a sua proposta transformadora do ambiente escolar, auxiliados por textos complementares, propondo às instituições acadêmicas uma formação voltada para preparar os professores para saberem desenvolver atividades corporais em sala de aula, tornando o ensino mais eficaz. |
Palavras-chave: | Corpo Professores Negação do Corpo Atividades corporais Indisciplina |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | FERNANDES, Alania da Silva. Escola e corporeidade: contradições. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7096 |
Data do documento: | 10-dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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