00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Juliana Roberta Theodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084405149962799pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Espírito Santo, Antônio Andrade do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324248447909181pt_BR
dc.creatorAlmeida, Denise Nunes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1342900482845086pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-11T22:12:04Z-
dc.date.available2020-08-03-
dc.date.available2020-08-11T22:12:04Z-
dc.date.issued2020-06-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Denise Nunes de. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de mapas mentais como recurso didático para as aulas de matemática da 3a série do ensino médio. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7093-
dc.description.abstractThis work brings a theoretical discussion about mind maps, characterizing them as tools which help mind organization of concepts and allows them, in educational terms, both to be used as instruments of evaluation, by the teacher, and of self-evaluation, by the student. In order to verify their acceptance and impact on the organization of mathematical thinking, activities exploring mind maps were proposed in two groups of the third grade of high school in a school called Rosa Mística in Arapiraca during the second semester of 2019 to review subjects that are part of the reference curriculum in the area of Mathematics and its technologies of the National High School Exam (Enem). During the sequence the research participants made handwritten mind maps and on the Xmind software. Finally, we provided material aimed at teachers and students with the objective to prepare them for the examination in the area of Mathematics and its Technologies at Enem. In this work we bring important information about the examination, the competencies and skills, detailed information of what were demanded in the exams from 2015 to 2019 and mind maps focused on these competences and skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapas mentais-matemáticapt_BR
dc.subjectFerramentas de ensinopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectNational High School Exam (Enem)pt_BR
dc.subjectMathematics Mind Mapspt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de mapas mentais como recurso didático para as aulas de matemática da 3a série do ensino médio.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz uma discussão teórica sobre mapas mentais, caracterizando-os como ferramentas que auxiliam na organização mental de conceitos e permite, em termos educacionais, tanto serem utilizados como instrumentos de avaliação, pelo professor, quanto de autoavaliação, pelo aluno. A fim de verificar sua aceitação e impacto na organização do pensamento matemático, foram propostas atividades em duas turmas da terceira série do ensino médio, no segundo semestre de 2019, no colégio Rosa Mística de Arapiraca, explorando mapas mentais para trabalhar assuntos que fazem parte da matriz de referência da área de Matemática e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante a sequência, os participantes da pesquisa, fizeram mapas mentais no papel e no software Xmind. Por fim, disponibilizamos um material voltado para professores e alunos que buscam um preparo para a prova da área de Matemática e suas Tecnologias do Enem. Neste material, trazemos informações importantes sobre a prova, as competências e habilidades, um detalhamento do que mais foi cobrado nos itens das provas de 2015 a 2019 e mapas mentais voltadas para estas competências e habilidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.