00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7084
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da aprendizagem e exames escolares: avaliação numa perspectiva qualitativa
Autor(es): Lima, Isabelly Christinny de
Primeiro Orientador: Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Abdizia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a diferença entre avaliação e exame, relatar o que os documentos oficiais falam a respeito da avaliação, e através da análise de alguns referenciais teóricos, compreender qual a melhor forma de avaliar o aluno. O tema foi escolhido com o objetivo de analisar o que as bases teóricas falam sobre avaliação, para com isso compreender melhor como se dá o ato de avaliar os alunos. A reflexão a respeito da temática é de grande importância para que haja um despertamento do profissional docente. Para melhor compreensão da temática proposta apresenta-se as seguintes indagações: Quais as diferenças existentes entre avaliação e exames? O que os documentos oficiais falam a respeito da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental I? E por fim, qual a melhor maneira de avaliar a aprendizagem do aluno? A metodologia utilizada para realização do trabalho foi o levantamento bibliográfico, onde foram utilizados: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2010); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (BRASIL, 1996); HOFFMANN (2011, 2014a, 2014b); LUCKESI (2006, 2011a, 2011b); ROMÃO (1998); ZABALA (1998, 2000); Através dos levantamentos bibliográficos e Leis apresentadas, concluímos que avaliação e exame possuem concepções distintas em sua essência e que a legislação referenciada direciona os profissionais à prática de avaliação diagnóstica, qualitativa. Diante disto, entendemos que a melhor maneira de avaliar os alunos seria uma avaliação diagnóstica e formativa.
Palavras-chave: Avaliação
Avaliação qualitativa
Exames
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: LIMA, Isabelly Christinny de. Avaliação da aprendizagem e exames escolares: avaliação numa perspectiva qualitativa. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7084
Data do documento: 9-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da aprendizagem e exames escolares - avaliação numa perspectiva qualitativa.pdf343.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.