Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7084
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação da aprendizagem e exames escolares: avaliação numa perspectiva qualitativa |
Autor(es): | Lima, Isabelly Christinny de |
Primeiro Orientador: | Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Silvana Paulina de |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar a diferença entre avaliação e exame, relatar o que os documentos oficiais falam a respeito da avaliação, e através da análise de alguns referenciais teóricos, compreender qual a melhor forma de avaliar o aluno. O tema foi escolhido com o objetivo de analisar o que as bases teóricas falam sobre avaliação, para com isso compreender melhor como se dá o ato de avaliar os alunos. A reflexão a respeito da temática é de grande importância para que haja um despertamento do profissional docente. Para melhor compreensão da temática proposta apresenta-se as seguintes indagações: Quais as diferenças existentes entre avaliação e exames? O que os documentos oficiais falam a respeito da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental I? E por fim, qual a melhor maneira de avaliar a aprendizagem do aluno? A metodologia utilizada para realização do trabalho foi o levantamento bibliográfico, onde foram utilizados: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2010); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (BRASIL, 1996); HOFFMANN (2011, 2014a, 2014b); LUCKESI (2006, 2011a, 2011b); ROMÃO (1998); ZABALA (1998, 2000); Através dos levantamentos bibliográficos e Leis apresentadas, concluímos que avaliação e exame possuem concepções distintas em sua essência e que a legislação referenciada direciona os profissionais à prática de avaliação diagnóstica, qualitativa. Diante disto, entendemos que a melhor maneira de avaliar os alunos seria uma avaliação diagnóstica e formativa. |
Palavras-chave: | Avaliação Avaliação qualitativa Exames |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | LIMA, Isabelly Christinny de. Avaliação da aprendizagem e exames escolares: avaliação numa perspectiva qualitativa. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7084 |
Data do documento: | 9-ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação da aprendizagem e exames escolares - avaliação numa perspectiva qualitativa.pdf | 343.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.