00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Ibsen Mateus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677263203563065pt_BR
dc.contributor.referee1Tonholo, Josealdo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6333407087554681pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Anderson de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5746362792333415pt_BR
dc.creatorSilva, Pedro Henrique Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408790391222510pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T03:27:33Z-
dc.date.available2020-08-05-
dc.date.available2020-08-05T03:27:33Z-
dc.date.issued2019-11-13-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Henrique Oliveira. Educação para inovação: competências, diagnóstico e proposta de reestruturação da gestão da educação profissional e tecnológica para o Senai Alagoas. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia,Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7064-
dc.description.abstractThis study aimed to present a proposal for restructuring the management of vocational education of Senai Alagoas aimed at promoting innovation. It is a set of propositions to na educational institution capable of repositioning it in the Alagoas market as a provider of skilled and innovative labor capable of meeting industrial demands. To build it, a case study with inductive approach and analytical method was used as research. Through a systematic review of the literature on innovation skills and a diagnosis of marketing maturity in the Vocational and Technological Education business, it was possible to identify the variables present in the case and identify actions to be contemplated in the restructuring plan. The result achieved in this work was a conclusive technical report with a proposal to restructure the management of vocational education of Senai composed of actions to be implemented in two phases, in order to promote the culture of innovation, entrepreneurial education, intellectual property and transfer of knowledge. technology for industries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNITpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão da Mudançapt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectChange Managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleEducação para Inovação: competências, diagnostico e proposta de reestruturação da gestão da educação profissional e tecnológica para o Senai Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeEducation for Innovation: skills, diagnosis and proposal for restructuring the management of professional and technological education for Senai Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, teve como objetivo apresentar uma proposta de reestruturação da gestão da educação profissional do Senai Alagoas voltada à promoção da inovação. Trata-se de um conjunto de proposições à uma instituição educacional capaz de reposicioná-la no mercado alagoano como uma provedora de mão de obra qualificada e inovadora capaz de atender às demandas industriais. Para construí-lo, foi utilizado como pesquisa um estudo de caso com abordagem indutiva e método analítico. Por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre competências para inovação e um diagnóstico de maturidade mercadológica no negócio Educação Profissional e Tecnológica foi possível identificar as variáveis presentes no caso e identificar ações a serem contempladas no plano de reestruturação. O resultado alcançado neste trabalho foi um relatório técnico conclusivo com uma proposta de reestruturação da gestão da educação profissional do Senai composto por ações a serem implantadas em duas fases, tendo em vista a promoção da cultura de inovação, educação empreendedora, propriedade intelectual e transferência de tecnologia para as indústrias.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.