00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7061
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de sistema tutor inteligente gamificado instrutor de eletrocardiograma
Título(s) alternativo(s): Developing a gamified intelligent tutoring system for electrocardiogram teaching
Autor(es): Pereira, Larissa Acioli
Primeiro Orientador: Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Marina Viegas Moura Rezende
metadata.dc.contributor.referee3: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee4: Calles, Ana Carolina do Nascimento
Resumo: O Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve o objetivo de explorar o interesse e motivação de estudantes de medicina na utilização de uma nova ferramenta para ensino do eletrocardiograma (ECG) baseada no uso conjunto de duas tecnologias: o sistema tutor inteligente (STI) e a gamificação. A metodologia utilizada foi de abordagem quantiqualitativa em caráter descritivo do tipo Survey, por meio da aplicação de questionários online em duas etapas. Inicialmente, protótipos de tela de um STI gamificado instrutor de ECG foram idealizados e confeccionados pelos pesquisadores e avaliados por um grupo de estudantes e especialistas da área de tecnologias educacionais. Após feedback recebido, foi necessário o aperfeiçoamento dos protótipos, os quais foram submetidos a uma segunda fase de apreciação, desta vez por estudantes de medicina. Os resultados de cada etapa da pesquisa são apresentados em formato de artigo original. Com o objetivo de desenvolver uma nova ferramenta para o ensino do ECG durante a graduação em medicina, foram elaborados dois produtos educacionais: protótipos educacionais interativos e um e-book para ensino de ECG de forma leve, fácil e descontraída. Diante das dificuldades atuais de aprendizado em ECG por estudantes de medicina, novas abordagens metodológicas têm sido sugeridas, com destaque para aquelas baseadas em tecnologias de internet. Pretende-se produzir um programa de computador com inteligência artificial sob o modelo de um sistema tutor inteligente gamificado, o qual vem sendo utilizado para educação médica porém ainda inédito no ensino de traçados eletrocardiográficos. Espera-se que a verificação da eficácia de um STI gamificado instrutor em ECG possa contribuir para definição de estratégias inovadoras de ensino em associação com as existentes como forma de potencializá-las.
Abstract: This work aimed to explore the interest of medical students in using a new tool for teaching electrocardiogram (ECG) based on the joint use of two technologies: intelligent tutoring systems (ITSs) and gamification. The methodology used was a mixed research approach (quantitative and qualitative) using a descriptive Survey, through the application of online questionnaires in two stages. Initially, screen prototypes of a gamified ITS ECG instructor were idealized and created by the researchers and, later, evaluated by a group of students and experts in the field of educational technologies. After feedback received, the prototypes were improved, and a second phase assessment was conducted; this time by medical students. The results of each step of the research are presented in the original article format. To develop a new tool for teaching ECG during medical undergraduate studies, two educational products were developed: interactive educational prototypes and an e-book for teaching ECG in a light, easy and relaxed way. Given the current difficulties in learning ECG by medical students, new methodological approaches have been suggested, especially those based on Internet technologies. The intention is to produce a computer program with artificial intelligence under the model of a gamified intelligent tutor system, which has been used for medical education but still unexplored to electrocardiographic tracings teaching. It is expected that verifying the effectiveness of a gamified ITS ECG instructor can contribute to the definition of new teaching strategies in association with existing ones and improve them.
Palavras-chave: Eletrocardiografia
Educação médica
Tecnologia educacional
Inteligência artificial
Electrocardiogram
Medical education
Educational technology
Artificial intelligence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: PEREIRA, Larissa Acioli. Desenvolvimento de sistema tutor inteligente gamificado instrutor de eletrocardiograma. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Gradução em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7061
Data do documento: 15-mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de sistema tutor inteligente gamificado instrutor de eletrocardiograma.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.