00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6317834863149595pt_BR
dc.contributor.referee1Lenzi, Lívia Aparecida Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7474596412896718pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Nelma Camelo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2476575812399947pt_BR
dc.creatorSilva, Mary Rose Lopes de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7625380856505426pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T19:26:11Z-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-27T19:26:11Z-
dc.date.issued2020-03-02-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7060-
dc.description.abstractThe present study constitutes in a theoretical study in view of considering the perspectives of the librarian in educational environments instituted to educate children from zero to five years old. Scientific publications that could offer significant contributions of conceptual parameters and fundamental foundations on this process served as a reference basis. This research aims to promote the meeting of children with books of children's literature and thus establish a dialogue to expand the possibilities of additions to such subjects through these bibliographic materials. The presence of the librarian in this process was considered as a primordial factor to perform activities and actions related to reading mediation. Thus, we listed a series of ten categories that were extracted from the literature consulted to offer applicable possibilities for the librarian in the preschool environment. Methodologically, we used the time frame from 2014 to 2018 to determine the bibliographic survey with the Information Science Database (BRAPCI). The scientific publications were selected using in their simple search for the delimitation of the terminology "reading" to be expressly identified next to the title, keyword and abstract fields. As a result, from this source of information, were retrieved seven articles that served as the fundamental basis for the survey of the listed proposals and considered as recommendations compatible with the professional activities developed by librarians. Such publications were analyzed considering the respective theoretical treatments in characteristics that were presented by category themes. Therefore, the seven scientific articles published in Librarianship and Information Science magazines structure the proposals received as activities recommended for the development of reading in children from zero to five years old.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros. Leitura. Literatura Infantil. Educação Infantil. Bibliotecário.pt_BR
dc.subjectBooks. Reading. Children's literature. Child education. Librarian.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadas, Ciências da Informação, Biblioteconomia.pt_BR
dc.titlePropostas para a promoção da leitura em crianças de zero a cinco anospt_BR
dc.title.alternativeProposals for the Promotion of Reading in Children from Zero to Five Yearspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um estudo teórico visando refletir as perspectivas de atuação profissional do bibliotecário em ambientes educativos instituídos para formar crianças em idade de zero a cinco anos. A mediação da leitura serviu de base referencial a fim de se identificar as publicações científicas propícias a oferecer contribuições significativas de parâmetros conceituais e embasamentos fundamentais a respeito deste processo do desenvolvimento humano. De forma geral, consta como objetivo da pesquisa em promover o encontro das crianças com os livros da literatura infantil e, assim, estabelecer interações para ampliar as possibilidades de acréscimos em tais sujeitos por meio destes materiais bibliográficos. A presença do bibliotecário frente ao referido processo de formação educativa foi considerada como fator primordial a fim de se exercer atividades e ações voltadas para a mediação da leitura. Assim, como resultado propositivo, identificou-se a listagem contendo duas categorias subdivididas em uma série de dez temáticas que foram extraídas na literatura consultada para oferecer possibilidades aplicáveis pelo bibliotecário no ambiente escolar de educação infantil. Metodologicamente, procedeu-se o recorte temporal de 2014 a 2018 para determinar o levantamento bibliográfico junto à Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Nesta fonte de informação foram selecionadas as publicações científicas utilizando em sua busca simples pela delimitação da terminologia “leitura” que foi identificada expressamente junto aos campos de título, palavra-chave e resumo. Assim, como resultados foram recuperados sete artigos que serviram de base fundamental para o levantamento das propostas elencadas e consideradas como recomendações compatíveis às atividades profissionais desenvolvidas pelos bibliotecários. Tais publicações foram analisadas considerando os respectivos tratamentos teóricos em características que foram apresentadas por temáticas de categorias. Portanto, os sete artigos científicos publicados em revistas de Biblioteconomia e Ciência da Informação estruturam as propostas acolhidas como atividades recomendadas para o desenvolvimento da leitura em crianças de zero a cinco anos de idade.pt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Mary Rose Lopes de Oliveira. Propostas para a promoção da leitura em crianças de zero a cinco anos. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Curso de Biblioteconomia, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Propostas para a promoção da leitura em crianças de zero a cinco anos.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.