00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Programa de residência de enfermagem obstétrica: a perspectiva dos residentes
Título(s) alternativo(s): Obstetric nursing residency program: the residents’ perspective
Autor(es): Torres, Danielle Belmira Ferraz Figueiredo
Primeiro Orientador: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Neves Júnior, Waldemar das
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardo, Thaís Honório Lins
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Francisco José Passos
Resumo: Os cursos na saúde têm investido em modelos de formação crítico-reflexiva apoiados em inovações no processo ensino-aprendizagem, que sejam suficientes para contribuir com mudanças nos processos de trabalho. A interiorização da formação em saúde deu origem a cursos de especialização e programas de residência em enfermagem, que podem apresentar dificuldades para a efetiva implementação, e valorização dos profissionais da rede de serviços que atuam como preceptores. Desta forma, as avaliações dos processos de integração ensino-serviço podem ser necessárias para que os objetivos dos programas sejam alcançados. Logo, esta pesquisa objetivou compreender a visão dos residentes quanto à implementação do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica (PREO) no interior do Estado de Pernambuco (PE). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, que teve como unidade de análise o PREO situado em três maternidades regionais do interior de PE. A pesquisa foi realizada no período de julho a agosto de 2019. Foram realizadas entrevistas com quinze residentes do programa. As respostas foram gravadas e transcritas na íntegra, sendo submetidas ao método de análise de conteúdo de Bardin, com leituras minuciosas e, em seguida, categorizadas com suporte do programa Atlas.ti. Posteriormente, as duas análises foram comparadas para definição das categorias de análise. Foram entrevistados 100% dos residentes, que revelaram as seguintes fragilidades: na comunicação, na organização do programa, na parte teórica, no preparo dos hospitais, na falta de engajamento de muitos preceptores, na integração ensino-serviço e que a distância geográfica também pode dificultar essa integração. Como fortalezas do programa, destacaram- se: formação diferenciada, crescimento pessoal e profissional através das atividades práticas, e os incentivos para o cenário de aprendizagem. Em se tratando do processo de ensino-aprendizagem, de acordo com os residentes, o desenvolvimento depende de cada um deles e que é importante ser influenciado por atividades intercaladas entre o modelo teórico-prático e o preceptor. Com relação à educação permanente e à formação para se tornar preceptor, não foi conclusivo. O PREO foi avaliado pelos residentes como positivo, pois trouxe vários benefícios para todos os atores envolvidos. As atividades teóricas não foram satisfatórias, segundo os residentes, provavelmente, devido ao fato de os preceptores não dominarem a utilização das metodologias ativas para a construção do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, a fragilidade na comunicação entre ensino-serviço pode influenciar na formação do residente, sendo o preceptor um ator importante nesse processo. O estudo não é conclusivo quanto à solidez da formação da preceptoria, o que sugere o desenvolvimento de novas pesquisas que avaliem outros atores, como os preceptores e gestores. Diante disso, o resultado da pesquisa foi enviado tanto para o hospital quanto para a coordenação do programa de residência. Em seguida, foi realizado uma oficina sobre planejamento com o intuito de fortalecer a integração ensino-serviço, a qual teve participação de preceptores, coordenadores do Programa de Residência e a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, cuja ação culminou em um momento produtivo de muita interação e construção de planejamento de integração ensino-serviço. O relatório desse momento, com todas as sugestões, foi enviado ao hospital e à coordenação do Programa de Enfermagem.
Abstract: Health courses have invested in critical-reflective training models based on innovations in the teaching-learning process, which are sufficient to contribute to changes in work processes. The internalization of health training gave rise to specialization courses and nursing residency programs, which can present difficulties for effective implementation, and the valorization of professionals in the service network who act as preceptors. In this way, evaluations of the teaching-service integration processes may be necessary for the objectives of the programs to be achieved. Therefore, this research aimed to understand the residents' view regarding the implementation of the Obstetric Nursing Residency Program (PREO) in the interior of the State of Pernambuco (PE). It is a qualitative, descriptive and exploratory study, whose unit of analysis was the ONRP located in three regional maternity hospitals in the interior of PE. The survey was carried out from July to August 2019. Interviews were conducted with fifteen residents of the program. The responses were recorded and transcribed in full, being submitted to Bardin's content analysis method, with detailed readings and then categorized with support from the Atlas.ti program. Subsequently, the two analyzes were compared to define the analysis categories. 100% of residents were interviewed, who revealed the following weaknesses: in communication, in the organization of the program, in the theoretical part, in the preparation of hospitals, in the lack of engagement of many preceptors, in the integration of teaching and service and that the geographical distance can also hinder this integration. As strengths of the program, the following stood out: differentiated training, personal and professional growth through practical activities, and incentives for the learning scenario. In terms of the teaching-learning process, according to the residents, development depends on each one of them and it is important to be influenced by activities interspersed between the theoretical-practical model and the preceptor. With regard to continuing education and training to become a tutor, it was not conclusive. The PRICE was rated by residents as positive, as it brought several benefits to all the actors involved. Theoretical activities were not satisfactory because, according to the residents, probably due to the fact that the preceptors do not master the use of active methodologies for the construction of the teaching-learning process. Finally, the weakness in communication between teaching and service can influence the education of the resident, with the preceptor being an important actor in this process. The study is not conclusive as to the solidity of the training of preceptorship, which suggests the development of new research that evaluates other actors, such as preceptors and managers. Therefore, the research result was sent both to the hospital and to the coordination of the residency program. Then, a planning workshop was held in order to strengthen the teaching-service integration, which was attended by preceptors, coordinators of the Residency Program and the coordinator of the Hospital's Permanent Education Center, whose action culminated in a productive moment. a lot of interaction and construction of teaching- service integration planning. The report of that moment, with all the suggestions, was sent to the hospital and to the coordination of the Nursing Program.
Palavras-chave: Preceptoria
Internato não médico
Enfermagem obstétrica
Preceptorship
Non-medical internship
Obstetric nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: TORRES, Danielle Belmira Ferraz Figueiredo. Programa de residência de enfermagem obstétrica: a perspectiva dos residentes. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7005
Data do documento: 23-abr-2020
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