Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Abdizia Maria Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8978186925444582 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guerra, Maria José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3318505161162217 | pt_BR |
dc.creator | Bandeira, Simone Pereira Maia | - |
dc.creator | Bonfim, Jakeline do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-22T02:44:26Z | - |
dc.date.available | 2020-05-22T02:44:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-08 | - |
dc.identifier.citation | BANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Motivação - Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Reflexão - Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado.pdf | 676.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.