00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Maria José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3318505161162217pt_BR
dc.creatorBandeira, Simone Pereira Maia-
dc.creatorBonfim, Jakeline do Nascimento-
dc.date.accessioned2020-05-22T02:44:26Z-
dc.date.available2020-05-22T02:44:26Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectMotivação - Pedagogiapt_BR
dc.subjectReflexão - Pedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuadapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado.pdf676.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.