00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6960
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem da variação linguística em livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Rita de Cássia Alves da
Oliveira, Josefa Sabino Gomes de
Primeiro Orientador: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Adriana Cavalcanti dos
Resumo: Nesse artigo, discutimos a questão da variação linguística relacionada ao ensino de Língua Portuguesa, especialmente relacionada às práticas de ensino de leitura e escrita. Para tal intento, realizamos uma análise de um livro didático (LD). A base teórica desta pesquisa está fundamentada nos estudos de: Antunes (2003), Bagno (2007), Bochenek (2013), Cecílio e Matos (2006), Faraco (2008), Costa e Gomes (2015), Gomes (2011), Marinho e Costa Val (2005), Ota (2009), dentre outros. Os resultados encontrados na pesquisa revelam que a proposta de ensino para o componente curricular Língua Portuguesa considera e reconhece a heterogeneidade linguística como um fator inerente às línguas, por isso, apresenta uma organização curricular para o ensino de Língua Portuguesa com foco nos aspectos relacionados à variação linguística em diversas atividades de leitura, de produção e reflexão sobre os usos linguístico, desse modo, identificamos que a concepção de língua/linguagem como meio de interação social fundamenta a proposta didática do livro didático de Língua Portuguesa. A partir da análise da LD, consideramos ser importante que os cursos de Pedagogia incluam em seus programas tópicos acerca da temática variação linguística de modo a orientar os pro fessores alfabetizadores sobre a importância de se traba lhar com os diversos usos linguísticos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental por meio das práticas de leitura , de oralidade, de análise linguística e de escrita /produção textual.
Palavras-chave: Variação Linguística
Língua Portuguesa
Livro Didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6960
Data do documento: 9-mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem da variação linguística em livro didático de língua portuguesa.pdf914.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.