Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6958
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O olhar do professor da educação infantil frente às orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Maceió: um relato de experiência do estágio supervisionado |
Autor(es): | Barbosa, Karine Ferreira Santos Neta, Maria de Lourdes |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Eraldo de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Silvana Paulina de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elza Maria da |
Resumo: | O presente artigo busca compreender como as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da rede Municipal de Maceió repercutem na prática do professor da educação infantil. O estudo combina pesquisa teórica e de campo, realizada no campo do estágio supervisionado numa escola da rede municipal partindo do seguinte problema de pesquisa: as orientações curriculares para a Educação Infantil adotada na rede municipal de Maceió repercutem na prática de ensino dos/as professores/as em sala de aula? De princípio, realizamos um levantamento teórico acerca dos documentos que norteiam a Educação Infantil que antecedem as Orientações Curriculares da Rede Municipal de Maceió e centralizamos nossa atenção no olhar do professor frente a esse documento. Por último, analisamos a atuação na prática do professor em seu cotidiano com as crianças a partir do suporte fornecido pelas orientações. O documento OCEI caracteriza-se como um conjunto de conceitos e princípios norteadores das práticas pedagógicas de todas as instituições de educação infantil vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Maceió. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Prática de Ensino Orientações Curriculares para a Educação Infantil Professor |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | BARBOSA, Karine Ferreira; SANTOS NETA, Maria de Lourdes. O olhar do professor da educação infantil frente às orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Maceió: um relato de experiência do estágio supervisionado. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6958 |
Data do documento: | 3-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O olhar do professor da educação infantil frente às orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Maceió: um relato de experiência do estágio supervisionado.pdf | 645.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.