00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee1Gama, Carolina Nozella-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665460410864833pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Mônica Patricia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200661405627951pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Andréa Giordanna Araújo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3924698852145134pt_BR
dc.creatorMelquiades, Maria Priscilla Cavalcanti-
dc.date.accessioned2020-05-12T20:34:41Z-
dc.date.available2020-05-12T20:34:41Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationMELQUIADES, Maria Priscilla Cavalcanti. Residência pedagógica: interfaces, universidade e escola, teoria e prática na busca por uma formação acadêmica significativa. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6951-
dc.description.abstractThis text proposes a discussion on the national policy of teacher training focusing on the Pedagogical Residency Program. The objective is to think about the contributions that higher education institutions, linked to basic education schools, can offer the training of undergraduate students and teachers who work at the school. The question that guides us is whether the union of the two learning contexts - university and school - contributes to a significant formation. The Hypothesis is that the observations, reflections and pedagogical actions carried out collectively with the different subjects of the formation enable the construction of the professional identity and retaking the concept of teaching work. For this analysis we follow the principles of qualitative research, based on the triangulation of data collected during the initial phase of implementing the Program in the Pedagogy course. These emerged from the theoretical study that took place during the training meetings, opinions from the debates that occurred in the initial preparation of the preceptors and residents and in the records of the initial experiences of the resident in the classroom. The data were analyzed through reflective actions in the search for the meaning of pedagogical practices. Up to this point, we understand that the identification of the needs of the public school, combined with studies and reflective, inclusive and meaningful actions of pedagogical practices contribute to the educational process of Pedagogy undergraduate and future teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação inicial e continuadapt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectRegistropt_BR
dc.subjectPedagogical Residencept_BR
dc.subjectInitial and continuing trainingpt_BR
dc.subjectProjectspt_BR
dc.subjectRecordpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleResidência pedagógica: interfaces, universidade e escola, teoria e prática na busca por uma formação acadêmica significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste texto propõe uma discussão sobre a política nacional de formação de professores tendo como foco o Programa Residência Pedagógica. O objetivo é pensar sobre as contribuições que as instituições de ensino superior, vinculadas às escolas de Educação Básica, podem oferecer a formação dos alunos das licenciaturas e aos docentes que atuam na escola. A questão que nos orienta é se a união dos dois contextos de aprendizagens - universidade e escola - contribui para uma formação significativa. A Hipótese é de que as observações, reflexões e ações pedagógicas realizadas coletivamente com os diferentes sujeitos da formação possibilitam a construção da identidade profissional e retomada do conceito de trabalho docente. Para esta análise seguimos os princípios da pesquisa qualitativa, com base na triangulação dos dados coletados ao longo da fase inicial de implantação do Programa no curso de Pedagogia. Estes emergiram do estudo teórico ocorrido durante as reuniões de formação, pareceres dos debates ocorridos na preparação inicial dos preceptores e residentes e nos registros das experiências iniciais do residente em sala de aula. Os dados foram analisados por meio de ações reflexivas na busca da significação das práticas pedagógicas. Até este ponto, entendemos que a identificação das necessidades da escola pública, aliada aos estudos e ações reflexivas, inclusivas e de significação das práticas pedagógicas contribuem para o processo formativo da graduanda de Pedagogia e futura docente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.