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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6932
Tipo: | Dissertação |
Título: | Manuscritos escolares de alunos recém-alfabetizados: um estudo sorbre a densidade e diversidade lexical |
Título(s) alternativo(s): | School manuscripts of newly literate students: a study about lexical density and lexical |
Autor(es): | Santos, Elian da Silva |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Eduardo Calil de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Adriana Cavalcanti dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Menezes, Pedro de Lemos |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, diferentes abordagens vêm sendo propostas para explicar o conhecimento lexical e desenvolver métricas para a sua avaliação no contexto escolar. Um índice usado para mensurar esse conhecimento é a riqueza lexical, podendo ser representada através de indicadores linguísticos, como a densidade e diversidade lexical. O presente trabalho analisou a riqueza lexical em manuscritos escolares produzidos por díades de alunos brasileiros recém-alfabetizados, tomando como categorias de análise o número de Palavras Escritas (PE), Densidade Lexical (DeL) e Diversidade Lexical (DiL). Para isso, selecionamos 30 contos etiológicos escritos por 5 díades de alunos brasileiros recém-alfabetizados, coletados durante um projeto didático intitulado “Contos do como e do porquê” no ano de 2012 em uma escola privada de Maceió. Caracterizado como um estudo exploratório, adotamos uma abordagem metodológica de léxico-estatística textual para quantificação e análise de PE, DeL e DiL. Assim, para mensurar do número de PE utilizamos o software de análise lexical, Lexicanalytics. A DiL foi mensurada através da medida D, aplicada ao modelo VOCD e para a medição da DeL, dividimos o número de itens lexicais (substantivos, adjetivos, verbos e advérbios modais terminados em -mente) pelo total de palavras do texto. Posteriormente, os valores obtidos foram submetidos a uma análise estatística descritiva e inferencial. Nossos resultados indicaram que as díades escreveram seus textos com uma média de 90 palavras, com DeL de 48% e DiL de 49,40%. Na análise inferencial, não constatamos correlação linear entre as três categorias estudadas, sugerindo que são independentes e merecem uma avaliação individual no texto. Além disso, na comparação entre as médias obtidas pelas díades, não encontramos diferença significativa em nenhuma das categorias estudadas, ou seja, os alunos usaram valores aproximados de PE, DeL e DiL para produzirem seus textos. Em suma, os resultados deste estudo sugerem que a escrita colaborativa pode auxiliar nas escolhas lexicais dos alunos, favorecendo uma produção textual com vocabulário diversificado e densidade informacional. |
Abstract: | In the last decades, different approaches have been proposed to understand the vocabulary knowledge and to develop metrics for its analysis at scholar environments. An index used to measure this knowledge is the lexical richness, represented with linguistic components, e.g. lexical diversity and lexical density. This study analyzed the lexical richness in scholar manuscripts produced by newly literate Brazilian dyads, considering the number of Written Words (PE), Lexical Density (DeL), Lexical Diversity (DiL) as categories. Therefore. We selected 30 etiological stories written by 5 newly literate Brazilian dyads, gathered during the development of a didactic project named “Contos do como e do porquê” in the year of 2012 on a private school at Maceió. Focusing on an exploratory study, we adopted a textual lexico-statistical methodological approach to quantify and analyze the categories PE, DeL and DiL. Thus, to measure the number of written words, we used the lexical analysis software Lexicanylitcs. The DiL category was measured using the D value, applied to the VOCD model. To measure the DeL category, we divided the number of lexical items (subjects, adjectives, verbs and modal adverbs) by the total number of words. Then, the obtained values were submitted to a descriptive and inferential statistical analysis. Our results indicate that the dyads wrote their productions with an average of 90 words, scoring a DeL of 48% and a DiL of 49.40%. We did not find correlation between the three categories, suggesting that they are independents and deserve individual evaluation. Furthermore, we did not find relevant variation over the values obtained by the three categories, in other words, the students scored similar PE, DeL and DiL. In summary, the results suggest that the collaborative writing may aid in the student’s lexical choices, supporting a textual production with diversified vocabulary and information density. |
Palavras-chave: | Conhecimento lexical. Riqueza Lexical Escrita colaborativa Indicadores Linguísticos Collaborative Writing Lexical Knowledge Linguistics Indexes Lexical Richness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Elian da Silva. Manuscritos escolares de alunos recém-alfabetizados: um estudo sorbre a densidade e diversidade lexical. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6932 |
Data do documento: | 19-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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