00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6928
Tipo: Dissertação
Título: A mediação pedagógica do tutor e a produção autoral do aluno da educação online: o caso do curso de graduação em Administração Pública - PNAP/UAB - UFAL
Título(s) alternativo(s): Tutor pedagogical mediation and student authoral production: a case study of PNAP/UAB/UFAL public management course
Autor(es): Lima, Maria Aparecida de Araújo
Primeiro Orientador: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Milito, Claudia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Resumo: Este estudo apresenta o resultado de uma investigação de caráter qualitativo acerca da mediação pedagógica do tutor e a produção autoral dos alunos do curso de bacharelado em Administração Pública a distância (ADMP), ofertado por meio do Programa Nacional de Administração Pública (PNAP) do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Esta pesquisa partiu do questionamento: a mediação pedagógica do tutor contribui para a produção autoral do aluno do curso ADMP? Buscando resposta para essa questão, foi delimitado o foco desta pesquisa, que teve como objetivos analisar as relações existentes entre a mediação pedagógica do tutor e a produção autoral do aluno do curso de ADMP/UAB/UFAL/PNAP; verificar se as mediações pedagógicas dos tutores fomentam a produção acadêmica; identificar elementos que interferem na mediação pedagógica do tutor; verificar se o tutor precisa do apoio do professor para realizar a mediação pedagógica com os alunos e se o tutor é indispensável em todas as disciplinas do curso pesquisado. A metodologia utilizada na pesquisa qualitativa online foi o estudo de caso com base em Gray (2012), e a análise do conteúdo foi realizada usando elementos recomendados por Bardin (2011). Os dados da pesquisa referem-se ao período de 2012 a 2013 e, para a coleta dos dados, foram aplicados dois questionários distintos: (a) aluno e (b) tutor, ambos constituídos de perguntas fechadas de múltipla escolha; foram realizadas entrevistas com tutores online e com o coordenador do curso pesquisado. Também foram observadas as mensagens postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso, com o intuito de confrontar as respostas dadas pelos alunos e tutores nos questionários e nas entrevistas. A amostra para aplicação dos questionários contemplou 53 alunos ativos do curso de bacharelado ADMP da turma 2009 da UFAL, alunos de quatro polos localizados em Alagoas e 11 tutores online do referido curso. Os critérios adotados para a seleção dos participantes foram ser tutor ou aluno ativo das disciplinas ofertadas pelo curso de bacharelado de ADMP no período de 2012 e 2013. O resultado da pesquisa de campo indica que a otimização do trabalho do tutor que realiza a mediação pedagógica online, visando a produção autoral do aluno, está diretamente relacionada: à formação técnica do tutor, à disponibilidade do tutor para atender os alunos, à qualidade do ensino, à qualidade do material didático e do material de apoio ao aluno, à qualidade do AVA, à infraestrutura tecnológica, administrativa e física disponível para os alunos, e ao grau de aproximação entre o professor e o tutor.
Abstract: This study presents the results of a qualitative investigation about pedagogical mediation of the tutor and authorship of the student of the Bachelor in Public Administration Distance (ADMP) offered through the National Program for Public Administration (PNAP) of the University System opened from Brazil (UAB) at Federal University of Alagoas (UFAL). This research started questioning: Does the mediation of tutor contribute to the academic output of the student's course ADMP? Seeking answer to this question was delimited the focus of this research, we aimed to analyze the relationship between the mediation of the tutor and the academic output of the student's course of ADMP / UAB / UFAL / PNAP; check whether the pedagogical mediations tutors foster academic production; identify elements that interfere with the pedagogical mediation of tutor; verify that the tutor needs the support of the teacher to carry out the mediation with the students and the tutor is essential in all course subjects researched. The methodology used in online qualitative research was the case study based on Gray (2012) and content analysis was performed using recommendations by Bardin (2011) elements. Survey data refer to the period 2012-2013 and for the data collection, two separate questionnaires were applied: (a) student and (b) tutor, both consisting of closed multiple choice questions; interview with online tutors and course coordinator researched were performed. Messages posted to the Virtual Learning Environment (VLE) course, in order to confront the answers given by students and tutors in the questionnaires and interviews were also observed. The sample for the questionnaires included 53 active students of the Bachelor of ADMP UFAL class of 2009, students from four centers located in Alagoas and 11 of the said course tutors online. The criteria adopted for the selection of participants or active student tutor of the disciplines offered by the students of the Bachelor of ADMP in the period 2012 and 2013 were to be the result of fied research indicates that the optimization of the work of the tutor who holds the online pedagogical mediation , aimed at student academic production is directly related: the technical training of the tutor, of the time the tutor have available to meet students, quality of teaching, quality of learning materials and learner support material, the quality of the AVA, quality of technological infrastructure, administrative infrastructure and physica available to students and the degree of closeness between teacher and tutor.
Palavras-chave: EAD
Mediação pedagógica
Tutor online
Autoria do aluno
Authorship of the student
Pedagogical mediation
Online tutor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Maria Aparecida de Araújo. A mediação pedagógica do tutor e a produção autoral do aluno da educação online: o caso do curso de graduação em Administração Pública - PNAP/UAB-UFAL. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6928
Data do documento: 7-abr-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.