00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular: diretrizes centrais
Título(s) alternativo(s): Pedaogical foundations of national common currular base: central guindelines
Autor(es): Silva, Vanessa Maria Costa Bezerra
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Veleida Anahí da
Resumo: A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), política educacional de caráter normativo/prescritivo para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, aprofundou o contexto das reformas educacionais neoliberalistas para a educação brasileira. Este estudo analisou os fundamentos pedagógicos da BNCC (2018), destacando as diretrizes centrais desses fundamentos. O problema central da pesquisa partiu das seguintes indagações: 1- Quais são os fundamentos pedagógicos da BNCC? 2- Quais são as diretrizes centrais desses fundamentos? 3- Qual formação discente a BNCC quer instaurar nas escolas de educação básica? Para responder a esses questionamentos, efetivamos com base na perspectiva qualitativa um estudo analítico de base documental, cuja referência teórica foram os seguintes autores: Harvey (2008), Diógenes (2014), Cury (1998; 2000; 2002; 2003; 2018), Saviani (1998; 2004), Ramos (2001) e Frigotto (2006; 2010). O marco normativo desta pesquisa encontra-se na terceira Lei da Educação Brasileira (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que regulamentou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/1997), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs/1998; 2010), os Planos Nacionais de Educação (PNE/ 2001-2011; 2014-2024) e a BNCC (2018). Utilizamos como método o materialismo histórico-dialético, a fim de compreender os movimentos e as contradições em que a BNCC (2018) se insere, considerando as seguintes categorias: Estado Neoliberal, Políticas Educacionais, Competências e Educação Integral. Identificamos que os fundamentos pedagógicos da BNCC (2018) dão continuidade as orientações do Relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO/1996) intitulado “Educação: um tesouro a descobrir” (1998), articulando com os pressupostos da Teoria do Capital Humano e com os ideais do Estado neoliberal, ao propor uma educação integral para a formação dos discentes nos espaços escolares com foco nas competências, visando a adaptação/acomodação às novas exigências do mercado de trabalho, em um cenário de crise e de instabilidade econômica do sistema capitalista.
Abstract: The homologation of the National Common Curricular Base (BNCC / 2018), a normative/prescriptive educational policy for early childhood education, elementary school, and high school, deepened the context of neoliberalist educational reforms for Brazilian education. This study analyzed the pedagogical foundations of BNCC (2018), highlighting the central guidelines of these foundations. The central problem of the research came from the following questions: 1- What are the pedagogical foundations of BNCC? 2- What are the central guidelines of these fundamentals? 3- What student training does the BNCC want to establish in basic education schools? To answer these questions, we carried out, based on a qualitative perspective, a documentary analytical study, whose theoretical reference was the following authors: Harvey (2008), Diógenes (2014), Cury (1998; 2000; 2002; 2003; 2018), Saviani (1998; 2004), Ramos (2001) and Frigotto (2006; 2010). The normative framework of this research is found in the third Brazilian Education Law (Law of Directives and Bases of National Education / LDB nº 9.394, of December 20, 1996), which regulated the National Curriculum Parameters (PCNs / 1997), the Guidelines National Curriculum (DCNs / 1998; 2010), the National Education Plans (PNE / 2001-2011; 2014-2024) and the BNCC (2018). We use historical dialectical materialism as a method to understand the movements and contradictions in which BNCC (2018) is inserted, considering the following categories: Neoliberal State, Educational Policies, Skills, and Integral Education. We identified that the pedagogical foundations of BNCC (2018) continue the guidelines of the Report published by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO / 1996) entitled “Education: a treasure to be discovered” (1998), articulating with the assumptions of the Human Capital Theory and with the ideals of the neoliberal State, by proposing a comprehensive education for the training of students in school spaces with a focus on competences, aiming at adaptation/accommodation to the new demands of the labor market, in a scenario crisis and economic instability of the capitalist system.
Palavras-chave: BNCC
Educação Integral
Políticas Educacionais
Competências
Estado Neoliberal
Neoliberal State
Integral Education
Educational Policies
Skills
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Vanessa Maria Costa Bezerra. Fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular: diretrizes centrais. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6926
Data do documento: 19-jan-2020
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