Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6920
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros , Dhiego Antônio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5707046948089920 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Maria Simone dos | - |
dc.creator | Silva, Rosa Lilian da | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-20T03:19:08Z | - |
dc.date.available | 2020-04-20T03:19:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Simone dos; SILVA, Rosa Lilian da. A geografia em livros do EJA: do que se pretende ensinar e do que se é possível aprender acerca da temática urbano rural; 2020.34 f, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6920 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Urbano-rural | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A geografia em livros do EJA: do que se pretende ensinar e do que se é possível aprender acerca da temática urbano rural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A modalidade Educação de Jovens e Adultos, a Geografia escolar e o livro didático são articulados neste Trabalho de Conclusão de Curso ao analisarmos a coleção de livros didáticos EJA Moderna, distribuída por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD EJA 2014) e adotada na rede de ensino de Maceió/AL. A problematização construída em torno do que se pretende ensinar e do que é possível apreender acerca da temática urbano-rural, implica considerar os sujeitos da EJA a quem se destina o livro didático, as propostas pedagógicas para essa modalidade delimitadas ao ensino e aprendizagem de saberes geográficos, bem como o modo como estão sendo apresentados no material “livro didático”. Optamos por analisar a temática urbano-rural, considerando não somente a necessidade de delimitar um corpus para análise, mas também a relevância que este tema tem para os educandos jovens, adultos e idosos, incluindo-se as indicações atuais para o estudo do referido tema, na perspectiva de romper com estereótipos e uma visão restritiva de descontinuidade espacial. Contribuíram para as análises tanto autores provenientes do campo da Geografia quanto da Educação de Jovens e Adultos, a saber: Freire (1996); Perez (2005); Santos (1993,1996); Candiotto e Corrêa (2008) dentre outros. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A geografia em livros didáticos da EJA: do que se pretende ensinar e do que se é possível aprender acerca da temática urbano rural.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.