00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6919
Tipo: Dissertação
Título: A escrita, o outro e as construções de sentidos: intervenções dialógicas em reelaboração textual
Título(s) alternativo(s): Writing, others and the constructions of senses: dialogical interventions in textual relaboration
Autor(es): Santos, Wilton Petrus dos
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas , Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alexsandro da
Resumo: A presente investigação objetivou analisar a reelaboração e organização discursiva do texto fundamentada nas intervenções entre interlocutores interessados (BAZARIM, 2006) a partir de um olhar exotópico. Neste contexto, problematizou-se: qual o papel do outro no desenvolvimento discursivo do texto? De que modo o autor reelabora o texto a partir da intervenção do outro? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e aplicada (CHIZZOTTI, 2010; LUDKE; ANDRÉ, 1986; MOITA LOPES, 2006), do tipo pesquisa-ação (THIOLLENTT, 2011). Para realização da referida investigação, utilizamos diferentes estratégias e instrumentos para o levantamento dos dados, a saber: 1) observações e participações nas aulas; 2) gravações e transcrições dos discursos dos alunos e da professora titular, como também, do professor pesquisador durante as atividades de escrita e reelaboração dos textos em sala de aula; 3) anotações dos eventos das aulas; e 4) intervenções em práticas de produção e reelaboração textual. Para a análise dos dados, apoiamo-nos na teoria da heterocientificidade de Mikhail Bakhtin (2011). E, fundamentados nessa ideia, procuramos o cotejo com outras vozes que teorizam e ressoam a perspectiva dialógica do Círculo Bakhtiniano na construção do ser em eventicidade. Essa interação de vozes dialógicas trouxe como resultado o enriquecimento teórico para abordagem das categorias de análise: inacabamento (BAKHTIN, 2011); interlocução interessada como mediação (BAZARIM, 2006); e resposta responsiva ativa (BAKHTIN, 2011). Os resultados mostram que o inacabamento da discursividade, nos textos dos partícipes da investigação, gera a responsividade no ouvinte (leitor), o qual, compreendendo o enunciado, responde ativamente. A investigação revela ainda que no processo de produção textual o outro assume um lugar significativo na reelaboração dos sentidos do texto através de sua réplica, que permite a retomada das ideias do autor a partir do entrelaçamento de vozes outras. A tessitura da dissertação, em notas conclusivas, aponta que, por sua visão excedente, o outro possui papel relevante e determinante na cadeia organizacional e ininterrupta do discurso no texto.
Abstract: This research aimed to analyze the rewriting and discursive organization of the text based on the interventions between interested interlocutors (BAZARIM, 2006) from an exotopic look. In this context, it was questioned: what is the role of the other in the discursive development of the text? How does the author rewrite the text based on the other's intervention? This paper is an action research (THIOLLENTT, 2011) type of applied qualitative study (CHIZZOTTI, 2010; LUDKE; ANDRÉ, 1986; MOITA LOPES, 2006). To build up this research, we used different strategies and instruments for data collection, as follows: 1) observations and participations of classes; 2) recordings and transcriptions of the students and the full professor discourses, as well as the researcher teacher, during the writing and rewriting activities in the classroom; 3) annotations of class events, and 4) interventions in production practices and textual rewritings. For the data analysis, we relied on Mikhail Bakhtin's (2011) theory of heteroscientificity. And, based on this idea, we seek to collate with other voices that theorize and resonate the dialogical perspective of the Bakhtinian Circle in the construction of being in eventicity. This interaction of dialogical voices has resulted in theoretical enrichment to the following analysis categories: unfinished (BAKHTIN, 2011); interested interlocution as mediation (BAZARIM, 2006); and active responsive response (BAKHTIN, 2011). The results show us that the unfinished discursiveness in the texts of this research generates responsiveness in the listener (reader), who, understanding the enunciation, responds actively. The investigation also reveals that in the process of textual production the other takes a significant place in the rewriting of the meanings of the text through its replica, that allows the resumption of the author's ideas through the interweaving of other voices. The dissertation content, in concluding notes, indicates that the other, due to its excess vision, has a relevant and determining role in the organizational and uninterrupted chain of discourse in the text.
Palavras-chave: Escrita
Reelaboração discursiva
Inacabamento
Writing;
Unfinished
Discursive rewriting
Intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Wilton Petrus dos. A escrita, o outro e as construções de sentidos: intervenções dialógicas em reelaboração textual. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6919
Data do documento: 20-fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escrita, o outro e as construções de sentidos_ intervenções dialógicas em reelaboração textual.pdf2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.