Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6889| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia | 
| Título(s) alternativo(s): | Adhesión a la docência em la formación inicial carrera de Pedagogía | 
| Autor(es): | Silva, Jacely Alves Florêncio | 
| Primeiro Orientador: | Luis, Suzana Maria Barrios | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rosemeire Reis da | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Silvana Paulina de | 
| Resumo: | O presente estudo tem como intuito discutir o processo de adesão à docência dos estudantes do curso de Pedagogia, com a finalidade de compreender de que forma a adesão e a não adesão podem interferir na construção identitária do futuro professor. A discussão sobre a adesão e identidade docente constitui-se como problema de pesquisa, na medida em que, ainda na atualidade estar e ser/perceber-se como professor não significam, necessariamente, uma relação unívoca. Os objetivos do estudo que resultou neste artigo foram: desenvolver estudos teóricos no campo da formação e identidade docentes e identificar, na produção bibliográfica recente, estudos que analisem como futuros pedagogos desenvolvem ou não seus processos de profissionalismo a partir de suas experiências de formação inicial. Para isso, este estudo apoiou-se em teóricos da área de formação docente, a fim de construir respaldo para justificar a importância de pensar a construção do ser professor a partir de um olhar reflexivo, frente ao saber constitutivo da profissão, levando em consideração os desafios enfrentados na formação dos futuros profissionais, tendo em vista o encontro do “eu” individual com o “eu” profissional. Assim, o referencial teórico apoiou-se nos estudos de Dubar (2005), Nóvoa (1995a, 1995b), Tardif (2014), Puggian e Martins (2011), bem como de outros estudiosos da área. No que tange aos procedimentos metodológicos do estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico em três bases, sendo essas Scielo, Anped e Capes, considerando a produção dos últimos 05 anos. A pesquisa, por sua vez, é de abordagem qualitativa, sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados apontaram para a necessidade de se investir em pesquisas que visem analisar as minunciosidades presentes no processo de construção do docente, enfatizando a relevância de voltar o olhar para o licenciando em Pedagogia, dando ênfase à adesão à docência realizada desde a formação inicial, uma vez que é perpassada por desafios que permeiam a própria profissão e interferem diretamente na construção da identidade profissional dos licenciandos, ocasionando, até mesmo, a fragilidade das concepções apresentadas pelos futuros professores sobre o que de fato é a profissão docente. | 
| Palavras-chave: | Adesão à docência Curso de Pedagogia Formação Inicial  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia | 
| Citação: | SILVA, Jacely Alves Florêncio. Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6889 | 
| Data do documento: | 18-jun-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Adesão à docência na formação inicial de estudantes do curso de pedagogia.pdf | 548.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.