00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267237801747045pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lenilda Austrilino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.creatorOliveira, Renilda Correia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2870507171499718pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T02:03:23Z-
dc.date.available2020-03-31T02:03:23Z-
dc.date.issued2012-03-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renilda Correia de. Ensino superior em Alagoas: a formação pedagógica na profissionalização docente. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6861-
dc.description.abstractThis work is inserted in the research line History and Politics of Education Graduate Programat Federal University of Alagoas and the proposal was to critically analyze the profile of professionals who work as teachers in higher education institutions of the private sphere in Maceió, AL, trying to verify the existence of a formation that characterizes this group of professionals such as teachers, and where this training happens. We chose a descriptive qualitative approach, being the study developed through an intensive direct observation, using as a technique the interview. Were selected and interviewed in two private institutions of higher education located in the city of Maceió, AL, a total of 13 working in the teaching function in these institutions. We tried to consider, throught the light of the reflections developed by Masetto, Anastasiou and Pimenta, Zabalza, among others, the process of teacher training and perception about the meaning of pedagogical training for the practice of teaching in higher education. The analyzed data showed that the knowledge derived from training to the magisterium, as well as a locus for this training to happen is the gap of these professionals formation, in this way characterizing a process of professionalization still in progress. And that would constitute, in a cohesive and coherent, a group of professionals with characteristics of being a teacher, this gap needs to be filled.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectProfissionalização do Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectProfessionalization of Higher Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino superior em Alagoas: a formação pedagógica na profissionalização docentept_BR
dc.title.alternativeHigher education at Alagoas: at pedagogical training on teacher professionalizationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se insere na linha de pesquisa História e Política da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas e a proposta foi analisar criticamente o perfil dos profissionais que atuam como docentes nas instituições de ensino superior da esfera privada em Maceió, AL, tentando verificar a existência de uma formação que caracterize este grupo de profissionais, como professores, e onde acontece esta formação. Optamos por uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo o estudo desenvolvido por meio de uma observação direta intensiva, utilizando como técnica, a entrevista. Foram selecionados e entrevistados em duas instituições de ensino superior privadas, localizadas na cidade de Maceió, AL, um total de 13 atuantes na função docente nestas instituições. Buscou-se analisar, à luz das reflexões desenvolvidas por Masetto, Anastasiou e Pimenta, Zabalza, dentre outros, o processo de formação de professores e a percepção sobre o significado da formação pedagógica para o exercício do magistério no ensino superior. Os dados analisados mostraram, que os saberes provenientes da formação para o magistério, bem como um lócus para que esta formação aconteça é a lacuna existente na formação destes profissionais, caracterizando desta forma um processo de profissionalização ainda em andamento. E para que possam constituir, de forma coesa e coerente, um grupo de profissionais com características próprias do ser professor, esta lacuna necessita ser preenchida.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino superior em Alagoas - a formação pedaógica na profissionalização docente.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.