00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Representações sociais sobre o trabalho do professor de educação infantil : um estudo com professores de crianças de 4 a 5 anos da rede municipal de educaçlão de Maceió
Título(s) alternativo(s): Social representation on the work of preschool teacher: a study with teachers of children aged 4 to 5 of the Maceió educational municipal network
Autor(es): Siqueira, Patricia Gomes de
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Leonéa Vitória
metadata.dc.contributor.referee2: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais dos professores de pré-escola da rede municipal de educação de Maceió sobre o trabalho do professor de educação infantil, subsidiado pela Teoria das Representações Sociais para a geração, análise e interpretação dos dados. Participaram dessa pesquisa 119 professores que na ocasião atuavam com crianças de 4 a 5 anos de idade nas instituições de educação infantil da rede pública municipal de educação. Para se alcançar os objetivos propostos, foram utilizadas na coleta de dados duas técnicas: a técnica de Associação Livre de Palavras com as palavras indutoras: CRECHE, PRÉ-ESCOLA, CRIANÇA e PROFESSOR; e um questionário com questões semi-estruturadas, abertas e fechadas, relativas a aspectos ligados ao cotidiano de trabalho dos professores e formação, assim como o perfil sócio econômico dos sujeitos. As respostas às questões de Associação Livre foram processadas utilizando-se do software EVOC, e as demais questões do questionário foram processadas utilizando-se dos softwares SPSS (questões fechadas) e ALCESTE (questões abertas), objetivando compreender a dinâmica das representações sociais dos sujeitos envolvidos. Os resultados das questões de associação livre de palavras apontam que os elementos constituintes da representação social dos sujeitos estão em consonância com os aspectos históricos construídos em torno da creche e pré-escola, confirmando a reprodução da cisão entre o cuidar e o educar. A imagem de criança geralmente é descontextualizada dentro de uma visão romântica baseada no vir a ser. O professor ainda não se constitui plenamente como um professor de educação infantil, mas dá indícios de um professor genérico, sem contornos específicos, muitas vezes diluído numa diversidade de atribuições. A análise dos dados do questionário-carta aponta que a representação social dos sujeitos em torno do trabalho do professor parte de uma relação que privilegia os aspectos pessoais e afetivos do trabalho sem tanto destaque aos aspectos formais da profissão docente. Sente-se muito motivado e satisfeito com o seu trabalho principalmente pelo sentimento afetivo com a profissão e com as crianças, sente-se realizado ao ver as crianças aprenderem e poder contribuir de algum modo para a vida delas. As representações sociais desses sujeitos indicam a influência do universo reificado em seus discursos, mas não contemplam de modo abrangente os conhecimentos da área em suas práticas.
Abstract: The present study aimed to identify the social representations of teachers of pre-school municipal Maceió education on the work of professor of early childhood education, subsidized by the Social Representations Theory for the generation, analysis and interpretation of data. 119 teachers participated in this study who at the time worked with children 4-5 years of age in early childhood institutions in municipal education. To achieve the proposed objectives were used in data collection two techniques: the technique of free association of words with carry words: DAYCARE, PRESCHOOL, CHILD and PROFESSOR; and a questionnaire with semi-structured, open and closed, relating to aspects of the daily work of teachers and training issues, as well as the socio-economic profile of the subjects. The answers to the questions of Free Association were processed using the EVOC software, and other questions in the survey were processed using the SPSS (closed questions) and Alceste (open questions) software order to understand the dynamics of social representations of the subjects involved . The results of the questions of free association of words indicate that the constituents of the social representation of the subjects are in line with the historical aspects built around the nursery and preschool, confirming playback split between care and education. The image of the child is often decontextualized within a romantic vision based on becoming. The teacher is not fully constituted as a professor of early childhood education, but gives evidence of a generic teacher without specific contours often diluted in a variety of assignments. The analysis of the questionnaire data-letter points out that the social representation of subjects around the teacher's work part of a relationship that privileges the personal and emotional aspects of the job without so much emphasis on the formal aspects of the teaching profession. Feels very motivated and satisfied with their work mainly by emotional feeling with the profession and with children, feels accomplished to see children learn and be able to contribute in some way to their lives. The representations of these subjects indicate the influence of the reified universe in his speeches, but does not include comprehensively the knowledge of the area in their practices.
Palavras-chave: Representação Social
Educação Infantil
Trabalho do Professor
Social Representation
Early Childhood Education
Work Teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SIQUEIRA, Patricia Gomes de. Representações sociais sobre o trabalho do professor de educação infantil : um estudo com professores de crianças de 4 a 5 anos da rede municipal de educaçlão de Maceió. 2020. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6859
Data do documento: 22-ago-2011
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