00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6827
Tipo: Dissertação
Título: A reforma do Ensino médio: discursos (re) veladores
Título(s) alternativo(s): The high school reform: revealing speeches
Autor(es): Feitosa, Maria Aparecida Ferreira dos Santos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: Esta dissertação integra o grupo de pesquisa “Políticas Públicas: História e Discurso”, na linha de pesquisa “História e Política da Educação” do PPGE/CEDU. O presente trabalho analisa o discurso da Reforma do “Novo” Ensino Médio a partir da Medida Provisória 746/2016, proposta pelo governo Temer, por meio do ministro da educação Mendonça Filho. O objetivo da pesquisa consistiu em contribuir para uma leitura crítica das reformas da educação brasileira na atualidade. Neste trabalho apresentamos as seguintes questões norteadoras: que memória discursiva é evocada? O que é silenciado no discurso da Reforma do “Novo” Ensino Médio? De modo mais específico buscou-se relacionar o complexo social da educação com a categoria trabalho numa perspectiva ontológica; analisar o funcionamento da memória discursiva, os efeitos de sentido que o discurso sobre a Reforma do “Novo” Ensino Médio tenta estabelecer e identificar os limites e contradições silenciados na materialidade discursiva da Exposição de Motivos (EM 84/2016/MEC) que justifica a Medida Provisória enquanto política pública educacional. O percurso metodológico se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental e os dados foram analisados por meio do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux, ancorado no Materialismo Histórico Dialético. Além de Pêcheux, outros autores contribuíram na construção do referencial teórico desta pesquisa, tais como: Cavalcante (2007), Orlandi, Saviani (2013), (2018); Frigotto (2010) entre outros. O corpus analisado foi composto de sequências discursivas (SDs) extraídas do documento “Exposição de Motivos” que fundamentou a MP 746/2016. O estudo realizado sinaliza que o discurso da Reforma do “Novo” Ensino Médio - considerando a luta entre capital e trabalho próprios da sociedade de classes, neste caso, a capitalista - está nivelado à noção de capital humano e pedagogia das competências fundamentada na racionalidade instrumental instaurada na Divisão Social do Trabalho. Nesse sentido, percebemos que a Reforma do “Novo” Ensino Médio simula um discurso de “Novo”, todavia, evoca a memória discursiva de períodos ditatoriais ocorridos no Brasil, no Estado Novo com Gustavo Capanema; na LDB n. 5.692/1971 estabelecendo o ensino profissionalizante como única possibilidade de formação para os estudantes da escola pública. Nesta perspectiva, a Reforma do “Novo” Ensino Médio faz parte de um projeto da sociedade capitalista que tem o papel de preparar a classe trabalhadora aos novos padrões de exploração que atendam às exigências do mercado em contraposição à formação geral e crítica da classe trabalhadora.
Abstract: This dissertation integrates the search group “Public Policy: History and Speech”, in the search line “History and Education Politics” of PPGE/CEDU. The present work analyzes the “New” High School Reform from the Provisional Measure 746/2016, proposed by Temer government, through the education minister Mendonça Filho. The research objective consists in contribute to a critical reading of reforms of the brazilian education nowadays. In this work we present the following guiding questions: which discursive memory is evoked? What is silenced in the “New” High School Reform Speech? More specifically, we sought to relate the education social complex with the category “work” in a ontological perspective; to analyze the functioning of the discursive memory, the sense effects that the discourse about the “new” high school reform tries to establish, and identify the silenced limits and contradictions in the discursive materiality of the Exposition of Motives (EM 00084/2016/MEC) that justifies the Provisional Measure while educational public policy. The methodological route was through bibliographic and documental research and the data were analyzed through theoretical-methodological referential of the Speech Analysis founded by Michel Pêcheux, anchored in the Dialectical and Historical Materialism. Beyond Pêcheux, other authors contributed in the referential theoretical of this research, such as: Cavalcante (2007), Orlandi, Saviani (2013), (2018); Frigotto (2010) and others. The corpus analyzed was composed of discursive sequences (SDs) extracted from the document “Exposition of Motives” that fundamented the MP 746/2016. The study performed signals that the “New” High School Reform – considering the struggle between Capital and Work, own of class society, in this case, the capitalist one – is level to the notion of human capital and pedagogy of skills, fundamented in the instrumental racionality instituted in the Work Social Division, which is subscribed in the Ideological Formation of Capital. In this sense, we perceive that the “New” High School Reform simulates a speech of “new”, however evokes the discursive memory of dictatorial periods occurred in Brazil, as the New State with the organic laws of the minister Gustavo Capanema and the business-military dictatorship that instituted the second version of the National Education Guidelines and Framework Law (LDB n. 5.692/1971) establishing the professional education as the only possibility of formation to the public school students. In this perspective, the “New” High School reform is part of a capitalist society project that has the role of preparing the working class to the new standarts of explotation that attends to the market demands in counterposition to working class general and critical formation.
Palavras-chave: Trabalho - Aspectos sociais
Análise de discurso
Reforma do ensino
Mercantilização do ensino
Horário de trabalho flexível
Work - Social aspects
Discourse analysis
Education reform
Commodification of education
Flexible working hours
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FEITOSA, Maria Aparecida Ferreira dos Santos. A reforma do Ensino médio: discursos (re) veladores. 134 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6827
Data do documento: 19-dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A reforma do Ensino médio: discursos (re) veladores.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.