06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6824
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A destinação do lixo na comunidade Alto dos Coelhos: o ensino de ciências e a abordagem CTS na conscientização e formação socioambiental das crianças
Autor(es): Lima, Maria Ilma da Silva
Primeiro Orientador: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee1: Müller, Carlos Eduardo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Diêgo Rodrigues da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar os limites e possibilidades de trabalhar atividades didático-pedagógicas baseadas na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) numa turma dos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse contexto, foi abordado a importância do ensino de ciências articulado à alfabetização científica na formação crítico-social das crianças dos anos iniciais dentro de uma proposta de ensino CTS. Metodologicamente, foi desenvolvida uma proposta interdisciplinar baseada no tema “Resgatando Valores e Despertando Atitudes: o Cuidado com o Meio Ambiente”, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de uma comunidade rural de Água Branca -AL. Essa proposta tinha como objetivo sensibilizar os alunos quanto aos problemas socioambientais, a partir de uma situação local vivenciada por eles sobre o descarte inadequado de lixos em sua comunidade, com isso buscamos possibilitar a reflexão sobre novas formas de cuidar e preservar o meio ambiente. A partir do desenvolvimento das aulas, utilizamos como objeto de estudo os diálogos entre alunos e a pesquisadora (professora-estagiária, na ocasião) e algumas produções em forma de texto e desenhos dos alunos. Dentre os resultados, apontamos alguns limites em relação ao gerenciamento da classe durante a intervenção da proposta, pois muitos alunos ficavam inquietos e demonstravam algumas dificuldades na produção das atividades, especialmente naquelas que exigiam uma produção escrita e nas que se apresentavam de maneira mais lúdica e interativa, a exemplo das atividades que eram desenvolvidas em grupos. Contudo, apesar dessas limitações, ainda assim foi possível perceber uma boa participação e interação das crianças em relação ao tema trabalhado, o que contribuiu para a construção de uma visão crítica, consciente frente às questões sociais e ambientais. Assim, consideramos que a abordagem CTS possibilita inovar a prática docente, ampliando os conhecimentos científicos e as aprendizagens dos alunos por meio de atividades-metodológicas significativas, distante das práticas tradicionais convencionais praticadas em salas de aula.
Abstract: The present work aims to investigate the limits and possibilities of working didactic-pedagogical activities based on the CTS (Science, Technology and Society) approach in a class from the early years of elementary school. In this context, the importance of science education linked to scientific literacy in the critical-social education of children in the early years was approached within a CTS teaching proposal. Methodologically, an interdisciplinary proposal based on the theme “Rescuing Values and Awakening Attitudes: Care for the Environment” was developed, with students from the 3rd year of elementary school in a municipal school in a rural community in Água Branca-AL. This proposal aimed to sensitize students about socio-environmental problems, based on a local situation experienced by them about the inappropriate waste disposal in their community, with this we seek to enable reflection on new ways of caring and preserving the environment. From the development of the classes, we used as object of study the dialogues between students and the researcher (teacher-trainee, at the time) and some productions in the form of text and drawings of the students. Among the results, we pointed out some limits in relation to class management during the intervention of the proposal, as many students were restless and demonstrated some difficulties in the production of activities, especially in those that required written production and those that presented themselves in a more playful and interactive, like the activities that were developed in groups. However, despite these limitations, it was still possible to perceive a good participation and interaction of children in relation to the theme worked, which contributed to the construction of a critical, conscious view regarding social and environmental issues. Thus, we consider that the CTS approach makes it possible to innovate teaching practice, expanding students' scientific knowledge and learning through significant methodological activities, far from conventional traditional practices practiced in classrooms.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Ensino de ciências
Meio ambiente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: LIMA, Maria Ilma da Silva. A destinação do lixo na comunidade Alto dos Coelhos: o ensino de ciências e a abordagem CTS na conscientização e formação socioambiental das crianças. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6824
Data do documento: 17-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.