00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Análise da aderência de recomendações explicadas de recursos educacionais para apoiar o ensino e a aprendizagem em um ambiente educacional online
Título(s) alternativo(s): Analyzing the acceptance for explained recommendations of educational resource in an online learning environment
Autor(es): Santos, Randerson Douglas Ribeiro dos
Primeiro Orientador: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alan Pedro da
Resumo: Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e da Educação a Distância (EaD), os ambientes online de aprendizagem adquiriram uma posição de destaque como ferramentas potencializadoras do processo de aprendizagem. E pode-ser ver que essas ferramentas vem ganhando uma grande popularidade pelo fato de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, tornando o conteúdo adaptável para cada aluno, trazendo um ensino individualizado, dentre outros fatores. Mas, como esses ambientes disponibilizam muitos recursos para os usuários, isso pode causar uma confusão na construção do aprendizado, pois ainda que esses ambientes forneçam algumas recomendações visando auxiliar os usuários a fazerem boas escolhas, a falta de explicação pode ocasionar uma baixa aceitação, devido a falta de transparência. E isso têm sido um problema em IA, pois previsões/recomendações são feitas, mas não vem acompanhadas de explicações. Ou seja, mesmo com as recomendações, muitos usuários não conseguem progredir, pelo fato de não entenderem o que foi sugerido/recomendado e não compreenderem o motivo de tal recomendação, achando que a recomendação não se aplica ao seu perfil ou sua necessidade e simplesmente rejeitam a recomendação. Desse modo, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito das recomendações explicadas em relação a aderência (aceitação) dos usuários em ambientes online de aprendizagem, analisando se, há ou não diferença significativa nesses ambientes (com explicação e sem explicação). Para validar a proposta, foi projetado um sistema de aprendizagem e nele foi disponibilizado um curso de estatística descritiva, onde diante das interações dos alunos, foi criado o modelo do aluno. Desse modo, retiramos um caso aleatoriamente do modelo do aluno, onde elaboramos um cenário e criamos um survey, que fornecia 4 recomendações (duas com explicações e duas sem explicações) e algumas afirmações que eram exibidas de forma gradual, para cada cenário exposto, para que os participantes pudessem responder. E para cada recomendação foi solicitado que o participante respondesse algumas afirmações que foram propostas, utilizando um escala likert. Sendo assim, foi realizada a coleta e análise dos dados, onde utilizamos uma análise fatorial, por meio de um teste pareado (Wilcoxon), para comparar os resultados de cada cenário, afim de avaliar as opiniões dos participantes. Mediante a realização do experimento, viu-se que, assim como em outros ambientes a explicação também trouxe bons resultados nas recomendações de recursos educacionais, onde houve uma maior aceitação por parte do usuário, quando ele passou a entender o motivo de tal recomendação, podendo julgar se aquilo de fato é relevante ou não.
Abstract: With the advancement of Information and Communication Technologies (ICTs) and Distance Education (EaD), online learning environments have acquired a prominent position as tools that enhance the learning process. And it can be seen that these tools have been gaining a great popularity due to the fact that they make the learning process more dynamic, making the content adaptable for each student, bringing an individualized teaching, among other factors. However, as these environments provide many resources for users, this can cause confusion in the construction of learning, because although these environments provide some recommendations to help users make good choices, the lack of explanation can cause low acceptance, due to the lack of transparency. And this has been a problem in AI, as predictions / recommendations are made, but are not accompanied by explanations. That is, even with the recommendations, many users are unable to progress, due to the fact that they do not understand what was suggested / recommended and do not understand the reason for such recommendation, thinking that the commendation does not apply to their profile or their need and simply reject the recommendation. Thus, this work aims to investigate the effect of the recommendations explained in relation to adherence (acceptance) of users in online learning environments, analyzing whether or not there is a significant difference in these environments (with explanation and without explanation). In order to validate the proposal, a learning system was designed and a descriptive statistics course was made available, where, in view of the students’ interactions, the student model was created. Thus, we removed a case randomly from the student’s model, where we elaborated a scenario and created a survey, which provided 4 recommendations (two with explanations and two without explanations) and some statements that were displayed gradually, for each exposed scenario, for that participants could respond to. And for each recommendation, the participant was asked to answer some statements that were proposed, using a likert scale. Therefore, data collection and analysis was performed, where we used a factor analysis, through a paired test (Wilcoxon), to compare the results of each scenario, in order to evaluate the participants’ opinions. Upon carrying out the experiment, it was seen that, as in other environments, the explanation also brought good results in the recommendations of educational resources, where there was a greater acceptance by the user, when he started to understand the reason for such recommendation, judge whether that is really relevant or not.
Palavras-chave: Ensino à distância
Sistemas de Recomendação
Ambiente virtual de aprendizagem
Inteligência artificial
Distance learning
Systems of Recommendation
Virtual learning environment
Artificial intelligence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: SANTOS, Randerson Douglas Ribeiro dos. Análise da aderência de recomendações explicadas de recursos educacionais para apoiar o ensino e a aprendizagem em um ambiente educacional online. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Computação, Maceio, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6752
Data do documento: 18-dez-2019
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