06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Geisa Carla Conçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122980503140032pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2França, Maria Lenilda Caetano-
dc.creatorMarques, Milena Feitoza-
dc.date.accessioned2020-03-03T13:23:30Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-03T13:23:30Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.identifier.citationMARQUES, Milena Feitoza. Caminhos para decifrar o adoecimento docente no sertão alagoano. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6746-
dc.description.abstractIn view of the high rate of illness in the teaching profession, this work is based on a qualitative field research of a participatory nature with some teachers from cities in the upper sertão of Alagoas who have passed or are going through some health problem generated by their profession. . To this end, interviews were conducted with some teachers from some cities in the upper sertão of Alagoas who have passed or are going through this type of difficulty at work. As a theoretical contribution we used Nóvoa (1992 and 1995), Pacheco (1995), Noronha (2001) and others. The teaching profession is not part of the group of high-value professions in Brazil, so it ends up being invested less and less resources to improve the exercise of this function. Thus, teachers increasingly have to move in search of resources, continuing education, ideas and so on. to cope with what is required of them in and out of the classroom. The lack of recognition and good remuneration for this professional ends up leading to physical and psychological exhaustion that contributes to a poor development of his function due to the excess of activities necessary to have a good result of what he wants to be spent in the classroom. Therefore, this work is based on teachers who somehow ended up acquiring some health problem in the course of their job. We conclude that when analyzing the interviewed teachers, different experiences were noted between the two, however, it was also observed that there are different forms of teacher illness in early childhood teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdoecimento docentept_BR
dc.subjectCorpo docentept_BR
dc.subjectAlto sertão - Alagoaspt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCaminhos para decifrar o adoecimento docente no sertão alagoanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoabendo do grande índice de adoecimento na área profissional docente, este trabalho é fundamentado em uma pesquisa de campo com natureza qualitativa de tipo participativa com alguns professores de cidades do alto sertão alagoano que já passaram ou estão passando por algum problema de saúde gerados pela sua profissão. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alguns professores de algumas cidades do alto sertão alagoano que já passaram ou estão passando por esse tipo de dificuldade no trabalho. Como aporte teórico utilizamos Nóvoa (1992 e 1995), Pacheco (1995), Noronha (2001) e outros. A profissão docente não faz parte do grupo de profissões de alto valor no Brasil, sendo assim, acaba sendo cada vez menos investido recursos para a melhoria do exercício desta função. Assim, professores tem cada vez mais que se movimentar em busca de recursos, formação continuada, ideias e etc. para dar conta do que lhes é exigido em sala de aula e fora da mesma. A falta de reconhecimento e de boa remuneração para este profissional acaba levando ao desgaste físico e psicológico que contribui para um desenvolvimento ruim de sua função pelo excesso de atividades necessárias para que se tenha um bom resultado do que quer ser passado em sala de aula. Sendo assim, este trabalho é baseado em professores que de alguma forma acabaram adquirindo algum problema de saúde no decorrer de sua função. Concluímos que ao analisar as professoras entrevistadas, foram notadas vivências diferentes entre as duas, entretanto, foi observado também que há formas diferentes do adoecimento docente em professores da educação infantil.pt_BR
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