00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A educação formal afro-quilombola em Alagoas: limites e possibilidades de emancipação humana
Título(s) alternativo(s): Formal education african-maroon in Alagoas: limits and possibilities of human emancipation
Autor(es): Silva, José Bezerra da
Primeiro Orientador: Bertoldo, Maria Edna de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Frederico Jorge Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Franco, Nanci Helena Rebouças
Resumo: Este estudo resulta de pesquisa realizada com professores/as de dez comunidades quilombolas alagoanas: Filús, Muquém, Quilombo, Pau D’Arco, Carrasco, Mamelucos, Poços do Lunga, Tabacaria, Guaximim e Cajá dos Negros, à luz do pensamento marxiano, segundo a concepção que tem no trabalho o agente matrizador do social, com vistas a identificar atividades educativas do ensino fundamental focadas na categoria marxiana da emancipação humana. Para tanto, foram utilizados diversos pensadores, dentre eles Tonet, Bertoldo, Moura e Costa. A investigação visa demonstrar que a educação quilombola está embutida num projeto bem mais amplo de educação para todos do Banco Mundial, que, por sua vez, tende a compatibilizar a educação dos países periféricos ao sentido do neoliberalismo atual, sob a ideia de que o sistema capitalista é o único modelo de sociabilidade possível e que através do Estado se buscará aprimorar principalmente a democracia, a cidadania e a liberdade em detrimento da igualdade. Noutras palavras, trata-se da emancipação política, pois sem dúvida não se pode negar sua importância para a humanidade e para os afro-brasileiros em particular. Contudo, é necessário deixar claros os seus limites quanto a tornar o homem plenamente livre. Por isso, é fundamental estabelecer a relação dialética com a emancipação humana na perspectiva marxiana, patamar de sociabilidade não somente possível como viável, e que encontra na educação um dos mais eficazes instrumentos de contribuição.
Abstract: This study results from research conducted with teachers / the ten maroon communities in Alagoas: Fillus, Muquém, Quilombo, Pau D'Arco, Carrasco, Mamluks, Wells Lunga, Tobacconist, and Caja Guaximim of Blacks in the light of Marxian thought according to the conception that the agent is at labor social matrix, in order to identify the elementary school educational activities focused on marxian category of human emancipation. For this, we used various thinkers, among them Tonet, Bertold, Moura and Costa. The text aims to demonstrate that education is embedded in a maroon much larger project of education for all World Bank, which in turn tends to match the education of peripheral countries to the current order of neoliberalism, spanning the idea that the capitalist system is the only possible model of sociability, in which we must seek primarily to enhance democracy, citizenship and freedom over equality, in other words, the political emancipation, which does not deny its immense importance to mankind and the african-Brazilians in particular. However, we have made clear their limits to become fully free man. Therefore, we turn to human emancipation in the Marxian perspective, level of sociability not only possible but practicable, that education is one of the most effective instruments of contribution.
Palavras-chave: Educação afro-quilombola
Comunidade quilombola - Alagoas
Emancipação humana
Neoliberalismo
Banco Mundial
Education maroon
Maroon community - Alagoas
Human emancipation
Neoliberalism
The World Bank
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, José Bezerra da. A educação formal afro-quilombola em Alagoas: limites e possibilidades de emancipação humana. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6712
Data do documento: 30-mar-2012
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