00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Montenegro, Sineide Correia Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9976712512779134pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Lindemberg Medeiros de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1427075376799452pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Anamelia de Campos-
dc.contributor.referee2Lattesxxpt_BR
dc.contributor.referee3Barretto, Elvira Simões-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.creatorNascimento, Vera Lúcia Batista do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5127085519153431pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-20T17:55:17Z-
dc.date.available2020-02-04-
dc.date.available2020-02-20T17:55:17Z-
dc.date.issued2010-12-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Vera Lúcia Batista do. Educação na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente como estratégia para o desenvolvimento. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6692-
dc.description.abstractThis study Masters in Development and Environment aims to promote reflections on the incorporation of controversial issues and situations that are epistemologically transversal approach to teaching Science, Technology, Society and Environment (CTSA) for the training of teachers of medium as multiplying factors of the educational process in view of development. We assumed that education is a major duty factor that adds value to any development which is planned development. The research focuses on the study of a controversy, as represented by the inclusion of controversial issues in the classroom. The cause of AIDS and transgenics represent the two controversial issues and controversial elected for discussion due to the potential of them to provide expanded discussions on public health, and emphasize the social, economic, environmental, political and geopolitical problems of food security, in direct connection with the issue of development in the context of an interdisciplinary approach and cross CTSA. In our study, eight teachers who teach in public and in private, both participated in the focus group, discussing the relevance and appropriateness of the inclusion of such issues in the classroom. We come to the conclusion that there is urgent need to work with controversial topics that cover ethics, the environment, health, citizenship, and in this context, think of conceptions of teaching and learning we refer the epistemology of the teacher, know their conceptions of the world, society, man's nature. We believe that education should seek the integration of several disciplines in an interdisciplinary educational practice that can help citizens understand the reality and thus promote the development of the country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEspaço, sociedade e meio ambientept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectSociety and Environmentpt_BR
dc.subjectSustainable Developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleEducação na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente como estratégia para o desenvolvimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente tem por objetivo promover reflexões em torno da incorporação de temas controversos e epistemologicamente transversais que constituem situações de ensino na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando à formação de professores de Ensino Médio enquanto fatores multiplicadores do processo educacional em vista do desenvolvimento. Partimos do pressuposto de que a educação é fator precípuo que agrega valor a qualquer desenvolvimento que se pretenda sustentável. A pesquisa focaliza o estudo de uma polêmica, representada pela inserção de temas controversos em sala de aula. A causa da AIDS e os transgênicos representam os dois temas polêmicos e controversos eleitos para discussão devido à potencialidade dos mesmos de prover discussões ampliadas sobre saúde pública, bem como enfatizar aspectos sociais, econômicos, ambientais, políticos e geopolíticos da segurança alimentar, em conexão direta com a questão do desenvolvimento, no contexto de uma abordagem transversal e interdisciplinar CTSA. Em nosso estudo, oito professores que lecionam na rede pública e na rede particular, simultaneamente, participaram do grupo focal, debatendo sobre a relevância e pertinência da inserção de tais temas em sala de aula. Chega-se a conclusão de que urge a necessidade de se trabalhar temas controversos que englobem a ética, o meio ambiente, a saúde, a cidadania e, nesse contexto, pensar em concepções de ensino- aprendizagem que nos remetam a epistemologia do professor, em suas concepções de saber do mundo, da sociedade do homem, da natureza. Entendemos que a educação deve buscar a integração dos diversos campos do saber em uma prática educativa interdisciplinar, capaz de ajudar os cidadãos a compreenderem a realidade e, consequentemente, promoverem o desenvolvimento do país.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente como estratégia para o desenvolvimento.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.