00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Artigos publicados em periódicos - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cabral, Raquel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0319343616289472pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, André Luiz Lins de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957606883987162pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Thiago Bruno Melo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1918508793868984pt_BR
dc.creatorOliveira, Igor Marcos Araujo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0264965253697062pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T13:10:31Z-
dc.date.available2019-02-13-
dc.date.available2020-02-17T13:10:31Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Igor Marcos Araujo de. Análise da topologia de redes veiculares usando métricas de centralidade. 2020.83 f. Dissertação (mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento). Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6674-
dc.description.abstractVehicle networks are called VANET, in VANETs data propagation is one of the central themes in the search for efficiency in data transmission. Studies are being conducted to improve the quality of data transmission between vehicles, to investigate vehicle behavior on the road at certain time periods and to predict the best or shortest route, always with the aim of propagating data and strategizing the case. of connection failures. Thus the connection between vehicles is a barrier that can make the network objective impossible, preventing data from reachingits destinationin time to avoid,for example, a collision between automatavehicles. This paper seeks to analyze the topology of vehicular networks in the cities of Cologne, Germany, Madrid and Créteil in France, mapping them as complex networks for each collection time and extracting metric properties from graph theory and complex network ssuch as: Degree Medium, Clustering Coefficient, Betweenness, Closeness, Diameter. The datas set is then applied to Hellinger’s stochastic quantifier to evaluate changes between collection time points. In this sense, the evaluation indicates possible divergences between time periods that may justify potential problems in the network path, as well as the need for structural improvements. This work was based on the methodology that consisted of the followingsteps: I)network definition,II)network treatment,III)network characteristics treatment, IV) visual inspection. The results were numerically and graphically generated to allow the evaluation and behavioral interpretation of the studied networks based on the centrality measures and the stochastic quantifier used in this workpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes Complexaspt_BR
dc.subjectHellingerpt_BR
dc.subjectRedes Veicularespt_BR
dc.subjectVANETspt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.subjectTrafegopt_BR
dc.subjectVulnerabilidadespt_BR
dc.subjectComplex Networkspt_BR
dc.subjectHellingerpt_BR
dc.subjectVehicular Networkspt_BR
dc.subjectVANETspt_BR
dc.subjectResiliencept_BR
dc.subjectTrafficpt_BR
dc.subjectVulnerabilitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAnálise da topologia de redes veiculares usando métricas de centralidadept_BR
dc.title.alternativeAnalysis of vehicle network topology using centrality metricspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoRedes Veiculares são chamadas de VANET, Vehicular Adhoc Network, em VANETs a propagação de dados é um dos temas centrais na busca da eficiência na transmissão de dados. Estudos vêm sendo realizados para melhorar a qualidade na transmissão de dados entre veículos, investigar o comportamento dos veículos na via em determinados períodos de tempo e prever o melhor caminho ou caminh mais curto,sempre como objetivo de propagar os dados e traçar estratégias para o caso de falhas de conexão. Desta forma, a conexão, entre os veículos é uma barreira que pode inviabilizar o objetivo da rede,considerando as falhas constantes do transito de dados entre emissor e receptor, impedindo que os dados cheguem ao destino em tempo de evitar por exemplo uma colisão entre veículos autômatos. Este trabalho busca, analisar a topologia das redes veiculares das cidades de Colônia na Alemanha, Madrie Créteil na França, mapeando as mesmas como redes complexas para cada tempo de coleta e extraindo propriedades métricas da teoria dos grafos e redes complexas como: Degree Medium, Clustering Coefficient, Betweenness, Closeness, Diameter. Em seguida, é aplicado o conjunto de dados ao quantificador estocástico de Hellinger para avaliar as mudanças entre os instantes de tempo de coleta. Neste sentido, a avaliação indica possíveis divergências entre os instantes de tempo que podem justificar problemas potenciais no percurso da rede, bem como necessidade de melhorias estruturais. Este trabalho baseou-se na metodologia que consistiu nas etapas: I) definição da rede, II) tratamento da rede, III) tratamento das características da rede,IV) inspeção visual. Os resultados foram gerados numericamente e graficamente para permitir a avaliação e interpretação comportamental das redes estudadas com base nas medidas de centralidade e o quantificador estocástico utilizado neste trabalhopt_BR
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