00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Leandro Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856968264410259pt_BR
dc.contributor.advisor-co1César Sobrinho, Álvaro Alvares de Carvalho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5640399839698012pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Leonardo Melo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1080593968001453pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lenardo Chaves e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123912674950072pt_BR
dc.creatorSilva, Carlos Antonio Fernandes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3018001577851477pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T19:49:47Z-
dc.date.available2020-01-23-
dc.date.available2020-02-12T19:49:47Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Antonio Fernandes da. Uma arquitetura de aplicação gamificada para o monitoramento e tratamento da doença renal crônica. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6652-
dc.description.abstractChronic Kidney Disease (CKD) is characterized by the need for permanent and continuous treatment. Data available in 2017 by the Brazilian Society of Nephrology, the estimated total number of patients undergoing analytical treatment in Brazil, were 126,583. In this context, we address some computational applications focusing on supporting the therapeutic treatment of CKD. However, to date, no software architecture has been found in the literature, considering the various factors that CKD patients may exhibit, seeking a change in the lifestyle of patients by conducting incentives and activities related to the evaluation of nephrologists. Against this background, gamification is a useful tool for providing game mechanisms to encourage patients to adhere to DRC treatment, challenges, and real-world rewards, similar to a digital game. In this paper, a gamified application architecture Project is published focusing on the monitoring and treatment of DRC at different stages. Architectural components were used by an extractive and embedded approach as part of the defined architecture. An architecture assessment was conducted with healthcare professionals and a software developer with a scenario-based approach. An application prototype was implemented using web technologies to present a scenario of using the proposed architecture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura de softwarept_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectInsuficiência renal crônicapt_BR
dc.subjectSoftware Architecturept_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectChronic Kidney Diseasept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUma arquitetura de aplicação gamificada para o monitoramento e tratamento da doença renal crônicapt_BR
dc.title.alternativeA Gamified Application Architecture for Chronic Kidney Disease Monitoring and Treatmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela necessidade de tratamento permanente e contínuo. Considerando dados disponibilizados em 2017 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número total estimado de pacientes em tratamento de diálise no Brasil foi de 126.583. Neste contexto, encontram-se no mercado algumas aplicações computacionais com foco no apoio ao tratamento terapêutico da DRC. Porém, até o presente momento, não foi constatada na literatura nenhuma arquitetura de software considerando os diversos estágios que o portador da DRC pode apresentar, buscando a mudança de estilo de vida de pacientes pela realização de incentivos e atividades associadas às recomendações de nefrologistas. Diante deste cenário, a gamificação é uma ferramenta útil para a disponibilização de mecanismos dos jogos para incentivar a adesão de pacientes ao tratamento de DRC, proporcionando desafios e recompensas no mundo real, de maneira similar a um jogo digital. Neste trabalho é apresentada uma arquitetura de aplicação gamificada com foco no monitoramento e tratamento da DRC em diferentes estágios. Componentes arquiteturais foram identificados por meio de uma abordagem extrativa e incorporados como parte da arquitetura definida. Uma avaliação da arquitetura foi realizada com profissionais da área da saúde e um desenvolvedor de software, com uma abordagem baseada em cenários. Um protótipo de aplicação foi implementado utilizando tecnologias Web para apresentar um cenário de uso da arquitetura proposta.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma arquitetura de aplicação gamificada para o monitoramento e tratamento da doença renal crônica.pdf3.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.