00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Neves Júnior, Waldemar Antônio das-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171382280255590pt_BR
dc.contributor.referee1Austrilino, Lenilda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Laís Záu Serpa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1602959033651958pt_BR
dc.creatorAnjos, Clarissa Cotrim dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3586712147694603pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T19:38:14Z-
dc.date.available2020-01-23-
dc.date.available2020-02-12T19:38:14Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Clarissa Cotrim dos Anjos. Modelo de formação em fisioterapia na perspectiva discente. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6649-
dc.description.abstractThis (AWMPC) Academic Work of Master Professional Completion in Health Education (FAMED) consists of the following sections: presentation; dissertation, research and related educational products, general considerations, appendices and attachments. The presentation explains the personal motivations that led to the research and the historical context on the studied subject. The dissertation comes from the research “Training Model in Physical Therapy in the Student Perspective”. The objective was to verify the training model adopted in the Physiotherapy Course from the student perspective. The methodology was quantitative and qualitative, using the case study strategy, a questionnaire was applied and it was applied to 140 students of the Physical Therapy Course of a Public University of Alagoas. It was observed with the results found that the students understand the functionality model in their professional practice, but gaps and weaknesses were identified, regarding the supply of discharge, in the conceptual aspects of functionality and disability and that the disease still guides the professional practice. Given the gaps found, actions were thought and executed that could collaborate with the Physiotherapy Course of the studied institution. As a result of these actions emerged the educational products: workshops with research actors, on the model of functionality in clinical practice and preparation of technical report for the coordination of the institution. We conclude that the proposed objectives were achieved, having learned for the researcher and her interlocutors in this academic trajectory. As it produced improvements, as a greater awareness of the actors involved (students, teachers and preceptors) contributing to the training within the functionality model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúdept_BR
dc.subjectEducação superior – Alagoaspt_BR
dc.subjectFisioterapia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectInternational Classification of Functionality, Disability and Healthpt_BR
dc.subjectHigher Education - Alagoaspt_BR
dc.subjectPhysiotherapy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProfessional Trainingpt_BR
dc.subjectProfessional practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleModelo de formação em fisioterapia na perspectiva discentept_BR
dc.title.alternativePhysical therapy trainning model in the student perpectivept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste (TACC) Trabalho Acadêmico de Conclusão do Mestrado Profissional Ensino na Saúde (FAMED) é composto pelas seguintes seções: apresentação; dissertação, pesquisa e os produtos educacionais a ela relacionados, considerações gerais, apêndices e anexos. Na apresentação são explicitadas as motivações pessoais que levaram à pesquisa e o contexto histórico sobre o tema estudado. A dissertação é oriunda da pesquisa “Modelo de Formação em Fisioterapia na Perspectiva Discente”. O objetivo foi de verificar o modelo de formação adotado no curso de Fisioterapia na perspectiva discente. A metodologia foi quanti-qualitativa, por meio da estratégia estudo de caso, utilizou-se a aplicação de um questionário, foi aplicado a 140 discentes do Curso de Fisioterapia de uma universidade pública de Alagoas. Observou-se com os resultados encontrados que os discentes compreendem o modelo de funcionalidade na sua prática profissional, porém se identificou lacunas e fragilidades, no tocante ao fornecimento da alta, nos aspectos conceituais de funcionalidade e incapacidade e que ainda a doença norteia a prática profissional. Diante das lacunas encontradas, foram pensadas e executadas ações que pudessem colaborar com o curso de Fisioterapia da instituição estudada. Como resultado dessas ações emergiram os produtos educacionais: oficinas com os atores da pesquisa, sobre o modelo de funcionalidade na prática clínica e elaboração relatório técnico para a coordenação da Instituição. Concluímos que objetivos propostos foram alcançados, havendo aprendizados para a pesquisadora e para seus interlocutores nessa trajetória acadêmica. Na medida em que produziu melhorias, como uma maior sensibilização dos atores envolvidos (discentes, docentes e preceptores) contribuindo para a formação dentro do modelo de funcionalidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelo de formação em fisioterapia na perspectiva discente.pdf5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.