00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6632
Tipo: Dissertação
Título: Ensino em saúde mental em instituições públicas de ensino superior de Alagoas: perspectivas político-pedagógicas dos docentes
Título(s) alternativo(s): Mental health education in public higher education institutions in Alagoas: professors political-pedagogical perspectives
Autor(es): Matias, Ewerton Cardoso
Primeiro Orientador: Riscado, Jorge Luis de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Saulo Luders
Resumo: Historicamente, a relação estabelecida entre quem ensina e quem aprende é alvo de constante preocupação. Mesmo o desenvolvimento humano é rodeado de explicações que, de um lado têm articulação com o que é estimulado por outros, bem como com a experimentação com o meio. Nesse ensejo, ao se tratar sobre o ensino para o cuidado aos sujeitos, surge a necessidade de se discutir a formação para os profissionais de saúde, bem como a reflexão sobre esse processo de formação. Especificamente, a questão do ensino em saúde mental, na atualidade, corresponde a um problema abrangente, uma vez que este não diz respeito apenas à formação dos profissionais, mas também ao cuidado que tem sido construído para os usuários dos serviços de saúde mental do Sistema Único de Saúde. A III Reunião de Ministros da Saúde, ocorrida no Chile, em 1972, esboçou a necessidade de estimular o Ensino em Saúde Mental nas Américas, demonstrando que essa preocupação não é recente, contudo, muitos têm sido os desafios para se assegurar o Ensino em Saúde Mental, tanto nas Escolas de medicina quanto em outras Escolas formadoras, a partir das reais necessidades dos sujeitos que apresentam transtorno mental ou demandas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. O ensino das questões relacionadas à Saúde Mental, os serviços de saúde e a Política Pública de Saúde Mental vigente, tem sido alvo de pesquisas que visam a elucidar o papel e as funções das instituições de ensino superior na construção de novas formas de cuidar. Este trabalho acadêmico de conclusão de curso (TACC) surgiu a partir da relação do mestrando com sua prática docente em uma instituição pública de ensino superior de Alagoas, bem como da forte influência teórico-prática em sua formação durante uma Residência multiprofissional em Saúde Mental. Este TACC objetivou analisar os saberes e práticas de ensino-aprendizagem do ensino em saúde mental em Alagoas, bem como identificar as ferramentas e metodologias que têm sido utilizadas pelos docentes da área dentro do processo de ensino- aprendizagem. O mesmo consta de elementos pré-textuais, um artigo acadêmico e a descrição de um Produto oriundo das discussões construídas após os resultados da pesquisa. Foram entrevistados onze docentes de cinco cursos de graduação, tendo como instrumentos de coleta de dados, um Questionário impresso estruturado e um Roteiro de entrevista semiestruturado, sendo as falas submetidas à Análise de Conteúdo. Concluiu-se que, em termos gerais, o ensino em saúde mental nessas instituições tem sido pautado por estratégias que procuram formar o discente em uma perspectiva que elege a Política pública de saúde mental do País enquanto norteadora das práticas e oferta do ensino, embora a Universidade enquanto instituição, não tenha construído o alinhamento desse ensino em sua estrutura curricular. O Produto desse trabalho passou por diversos trâmites processuais, publicação no Diário oficial do Estado de Alagoas, e aceitação final do Reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Trata-se de um Repositório institucional eletrônico e, essencialmente, vai permitir que a comunidade acadêmica tenha acesso sistemático às produções acadêmicas, eventos e projetos relacionados à Saúde Mental na referida universidade.
Abstract: Historically, the relationship established between those who teach and those who learn is a constant concern. Even human development is surrounded by explanations that on the one hand have articulation with what is stimulated by others, as well as with experimentation with the environment. In this opportunity, when dealing with the teaching of care for the subjects, there is a need to discuss training for health professionals, as well as the reflection on this training process. Specifically, the question of mental health education, today, corresponds to a comprehensive problem, since it concerns not only the training of professionals, but also the care that has been built for the users of the mental health services of the System Health. The Third Meeting of Ministers of Health, held in Chile in 1972, outlined the need to stimulate Mental Health Education in the Americas, demonstrating that this concern is not new, however, many challenges have been faced in ensuring Health Education Mental, both in medical schools and in other training schools, based on the real needs of the subjects who present mental disorder or demands arising from the abusive use of alcohol and other drugs. The teaching of issues related to Mental Health, health services and the current Public Mental Health Policy has been the subject of research aimed at elucidating the role and functions of higher education institutions in the construction of new forms of care. This academic work on completion of course (TACC) arose from the relationship of the master's degree with his teaching practice in a public institution of higher education in Alagoas, as well as the strong theoretical-practical influence in his training during a Multiprofessional Residency in Mental Health. This TACC aimed to analyze the knowledge and teaching-learning practices of mental health education in Alagoas, as well as to identify the tools and methodologies that have been used by teachers in the area within the teaching-learning process. The same consists of pre-textual elements, an academic article and the description of a Product from the discussions built after the results of the research. Eleven professors from five undergraduate courses were interviewed, having as data collection instruments a structured printed questionnaire and a semistructured interview script, and the speeches were submitted to Content Analysis. It was concluded that, in general terms, mental health education in these institutions has been guided by strategies that seek to train the student in a perspective that elects the country's public mental health policy as a guide to the practices and offer of education, although the University as an institution, has not constructed the alignment of this teaching in its curricular structure. The product of this work went through several procedural procedures, published in the Official Gazette of the State of Alagoas, and final acceptance of the Rector of the State University of Health Sciences of Alagoas. It is an electronic institutional Repository and, essentially, will allow the academic community to have systematic access to the academic productions, events and projects related to Mental Health in that university.
Palavras-chave: Pessoal da área de saúde mental
Formação profissional
Saúde mental - Estudo e ensino
Política de saúde mental
Mental health personnel
Professional qualification
Mental health - Study and teaching
Mental health policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: MATIAS, Ewerton Cardoso. Ensino em saúde mental em instituições públicas de ensino superior de Alagoas: perspectivas político-pedagógicas dos docentes. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6632
Data do documento: 21-jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.