00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6604
Tipo: Dissertação
Título: Produção de material em educação a distância: estudo de caso sobre as possibilidades de uma co-autoria
Autor(es): Pereira, Jasete Maria da Silva
Primeiro Orientador: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Resumo: A presente dissertação de mestrado insere-se no quadro das investigações que analisaram e refletiram as possibilidades de um trabalho docente com efeito colaborativo, com duas equipes que atuam em instituições públicas de ensino de Alagoas. Neste sentido, objetivou investigar o processo da produção de material em co-autoria com uma equipe de professores do Curso de Licenciatura em Letras - IES1 e o Curso de Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior - IES2 ofertados pela Universidade Aberta do Brasil – UAB. Inicia com uma contextualização reflexiva, a respeito da exposição do tema; enunciação do tema e problema; exposição dos objetivos; hipóteses do estudo; delineamento do movimento metodológico e lócus da pesquisa, justificando desse modo a relevância da temática para EAD. A partir do segundo capítulo, nos cenários escolhidos para desenvolver o estudo de caso, é estabelecido um diálogo com alguns teóricos, embasado na abordagem ideológica de Bakhtin (1981; 1997; 2003; 2010), e sujeitos de pesquisa sobre o fenômeno da co-autoria. Esse processo de investigação colaborativa só foi possível de ser analisado e refletido, pelo aporte interativo, característico, da pesquisa qualitativa. À luz do referencial proposto por Laville & Dione (1999), a Análise do Conteúdo foi a estratégia utilizada para fazer um estudo cauteloso das tendências apresentadas nas técnicas de pesquisa. Isto possibilitou identificar a categoria prioritária, secundária, primária e a partir delas, verificar os dados e compará-los às hipóteses. No final da pesquisa, ficou evidente, uma atuação docente no modelo Universidade Aberta do Brasil, com perspectivas promissoras de produzir material didático para educação a distância alicerçada na comunhão de saberes, interação, colaboração, ou seja, em co-autoria.
Abstract: This dissertation go get analyze and reflect about the possibilities of a collaborative teacher job, in two team who work in publics educational institutions of Alagoas. The aim of this work is to investigate the production of didactic material co-authored with a team of professors of Bachelor of Arts and pedagogy grading of two higher education institutions offered up by Open University of Brazil. The beginning of this work include a reflexive contextualization regarding of the theme, enunciation of the subject and problem, exhibition of objectives and hypotheses of the study, delineation of methodological conjecture and locus of research, and explanation of the relevance of distance learning. In the second chapter, in the scenarios chosen to develop case study, a dialogue about the phenomenon of co-authored is established between some authors and the subject of research, based on ideological approaching of Bakhtin (1981; 1997; 2003; 2010). This collaborative process of research was only possible to be analyzed and reflected, by interactive approach, characteristic of qualitative research. Based on referential proposed by Laville & Dione (1999), the analysis of the contents was the strategy used to make a careful study of the trends presented in research techniques. It was possible to identify the priority category, secondary, primary whereof check the data and compare them to hypotheses. After completion the study, it became evident that, in the Open University of Brazil, there is possibility for a performance teaching based on shared knowledge, interaction, collaboration, with promising prospects to produce didactic materials for distance learning on co-authoring.
Palavras-chave: Educação à distância
Produção de material
Diálogo
Colaboração
Co-autoria
Tecnologia da informação
Distance learning
Production of material
Dialogue
Collaboration
Co-authored
Information Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Jasete Maria da Silva. Produção de material em educação a distância: estudo de caso sobre as possibilidades de uma co-autoria. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6604
Data do documento: 17-fev-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de material em educação a distância: estudo de caso sobre as possibilidades de uma co-autoria.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.