00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6603
Tipo: Dissertação
Título: A prática do trabalho docente no ensino superior. Realidades e perspectivas sobre a área de saúde: o curso de Nutrição do Centro Universitário Cesmac
Título(s) alternativo(s): The pratice of teaching work in higher education. Realities and perspectives on health área: Nutrition studies University Center Cesmac
Autor(es): Araújo, Jany Lídia Oliveira Costa de
Primeiro Orientador: Melo, Adriana Almeida Sales de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Sonia Maria Soares
Resumo: A dissertação tem como objetivo principal investigar como o docente de ensino superior tem atuado em sua prática e como tem buscado atualizar-se; como o mesmo lida, em sua prática profissional, com o atual contexto da educação superior, conforme a evolução social, cultural, tecnológica e do mercado, observando a influência destes elementos na realização de seu trabalho. O estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) Privada em Alagoas, entre os anos de 2011 e 2012, tendo como sujeitos: docentes de ensino superior da área de saúde, especificamente, todos os professores do Curso de Nutrição, com formação de Nutricionistas (18 ao todo), visando colocar em pauta algumas reflexões sobre a sua prática docente. As IES exercem papel importante no estímulo à atualização do docente, como também, podem contribuir para melhoria das condições de trabalho, salário, gestão, jornada e currículo. Após estudo de caso, caracterizando a instituição e os sujeitos, foi utilizado questionário avaliativo de caráter qualitativo, a fim de analisar categorias como: vivências na Instituição, mudanças ocorridas na gestão da IES, possibilidades e limites à melhoria da qualidade de ensino. Entre as conclusões temos que: os docentes veem o curso de Nutrição como estruturado, organizado, com profissionais comprometidos, objetivos definidos, gestão próxima do professor, todavia apontam um excesso de burocracia em sua relação com a IES. Como sugestões, os mesmos gostariam de ver como melhoria no curso: melhor formação básica para o aluno; aumentar número de docentes; especificar melhor as atribuições dos docentes, maior campo para aulas práticas; laboratório equipado para desenvolvimento de pesquisas com alimentos e maior interdisciplinaridade. Para os sujeitos investigados, todos esses fatores se refletem na qualificação do discente que será entregue à sociedade e ao mercado do trabalho para produzir ciência, tecnologia, competitividade e riquezas para o país.
Abstract: The dissertation aims at investigating how the teaching of higher education hás worked in practice and how it has sought to upgrade themselves, as the same deals in their professional practice, with the current context of higher education, as a social, cultural, technology and market, noting the influence of these elements on the performance of their work. The study was conducted in a Higher Education Institution (HEI) Private in Alagoas, between the years 2011 and 2012, with the contributors: lecturers of higher education in the health field, specifically, all lectures from Nutrition Course, graduated Nutritionists (18 in all), in order to put on the agenda some reflections on their teaching practice. HEIs have an important role in stimulating the update of lecturers, but also can contribute to improving working conditions, salary, management, journey and curriculum. After the study of the current situation, featuring the institution and contributors, was used for qualitative evaluation questionnaire in order to analyze categories such as: experiences in the institution, changes in the management of HEIs, possibilities and limits to improving the quality of education. Among the conclusions we have: lecturers see the Nutrition course as structured, organized, with committed professionals, defined objectives, management next to the lecturers, however they indicate an excess of bureaucracy in its relationship with the HEI. As suggestions, they would like to see as an improvement in the course: improvement in the basic graduation of the students; increasing number of lecturers; better specify the duties of lecturers, wider camp for practical classes; equipped laboratory for research development with food and higher interdisciplinary. For contributors investigated, all these factors are reflected in the qualification of the student that will be delivered to society and the labor market to produce science, technology, competitiveness and wealth for the country.
Palavras-chave: Trabalho docente – Ensino superior
Nutrição – Curso de graduação
Nutricionistas – Formação profissional
Teaching work - Higher education
Degree in nutrition
Nutritionists - Professional training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Jany Lídia Oliveira Costa de. A prática do trabalho docente no ensino superior. Realidades e perspectivas sobre a área de saúde: o curso de nutrição do Centro Universitário Cesmac. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6603
Data do documento: 26-mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.