00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borba, Sergio da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824696825693121pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee2Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.creatorCosta, Loane Márzia Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9489230262649778pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T18:14:31Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2020-02-07T18:14:31Z-
dc.date.issued2011-08-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Loane Márzia Lopes. Sucesso escolar: uma abordagem multirreferencial. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6599-
dc.description.abstractEsta investigación es un caso aislado de éxito en la escuela, lo que sucede en La travesía de Alagoas, cuya trayectoria se analizó sobre la base de un enfoque multireferencial. Hay una discusión sobre el fracaso y el éxito. La investigación requiere un bricolage metodológico, porque se trataba de elementos de la investigación participativa, estudio de casos y la historia de la vida. La investigación se llevó a cabo en Santana do Ipanema, Alagoas ciudad del interior. La recolección de datos se realiza a través de entrevistas abiertas y luego jugó usando los recursos de La educación, la antropología y la sociología. Se observó la formación y manifestación de la radical imaginario social y el tema sobre la base de sus proyecciones e identificaciones revelaron a través de entrevistas y el contexto de las múltiples referencias. En particular, puso de relieve el concepto de múltiples referencias y La importancia de negatricidade mecanismos en la educación. Ha puesto de relieve los factores que intervienen en el camino del éxito académico, tales como la moral y ética recibida de los padres, el gran sentido de responsabilidad, capacidad de ejercer contra-estrategias y la potenciación de los estudios. El objetivo principal Del trabajo es dar a conocer, o que en los múltiples factores que influyen en la formación y expresión de la imaginación del sujeto que llevó al éxito académico en una región donde los índices apuntan a las altas tasas de analfabetismo, desempleo y bajo IDH presentado por el Ayuntamiento de Santana do Ipanema – Al.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectmultirreferencial (Educação)pt_BR
dc.subjectNegatricidade (Educação)pt_BR
dc.subjectÉxito escolarpt_BR
dc.subjectMúltiples referencias (Educación)pt_BR
dc.subjectNegatricidad (Educación)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSucesso escolar: uma abordagem multirreferencialpt_BR
dc.title.alternativeÊxito en la escuela: un enfoque multireferencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata de um caso isolado de sucesso escolar, que se passa no sertão alagoano, cuja trajetória foi analisada com base em uma abordagem multirreferencial. Há uma discussão sobre o fracasso e o sucesso escolar. A pesquisa exigiu uma bricolagem metodológica, pois envolveu elementos da pesquisa participante, de estudo de caso e história de vida. A investigação ocorreu em Santana do Ipanema, cidade do sertão alagoano. A coleta de dados foi feita através de entrevistas abertas e posteriormente interpretei-as utilizando recursos da educação, antropologia e sociologia. Foram observadas a formação e exteriorização do imaginário radical e social desse sujeito com base em suas projeções e identificações reveladas através das entrevistas bem como da multirreferencialidade do contexto. Em especial, colocou-se em foco o conceito de multirreferencialidade e a importância dos mecanismos de negatricidade em educação. Foram evidenciados os fatores envolvidos na trajetória de sucesso escolar, tais como, a moral e ética recebida dos pais, o grande senso de responsabilidade, capacidade de exercer contra-estratégias e autonomização dos estudos. O objetivo principal do trabalho é revelar, ou deixar transparecer os múltiplos fatores que interferem na formação e expressão do imaginário do sujeito que o levaram ao sucesso escolar numa região onde os índices apontam para altas taxas de analfabetismo, desemprego e baixo IDH apresentados pela cidade de Santana do Ipanema – Al.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sucesso escolar: uma abordagem multirreferencial.pdf556.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.