00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Formas de representações onomatopeicas em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos produzidas por alunos do 2º ano do Ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): “POFE” “arrarara”: forms of representation onomatopéia in manuscripts school comic book produced by students in the 2nd year of Elementary school
Autor(es): Santos, Janayna Paula Lima de Souza
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Felipeto, Sonia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Paulo Eduardo
Resumo: Os recursos verbais e não-verbais que caracterizam as histórias em quadrinhos infantis (doravante, HQ) são considerados, atualmente, elementos que favorecem a entrada da criança na escrita e podem contribuir para o processo de alfabetização. Partindo desse pressuposto, discutimos neste trabalho, o funcionamento linguístico-discursivo de um desses recursos: a onomatopeia. Assim, tomamos como objeto a sua “criação” por alunos de um 2º ano do Ensino Fundamental e descrevemos as diferentes abordagens direcionadas a ela por alguns linguistas, gramáticos e dicionaristas. Tendo como ponto de partida essa discussão, analisamos como esses alunos representam onomatopeias quando inventam o texto para uma sequência de imagens de gibis da Turma da Mônica. Os manuscritos escolares de HQ coletados são os produtos de 12 propostas de produção de texto feitas a partir do projeto didático “Gibi na sala”, desenvolvido no 2º semestre de 2008 em uma escola pública de Maceió. Os resultados mostram que no conjunto de 144 manuscritos emergem 291 onomatopeias, classificadas, pelo sentido invocado, em quatro categorias: 1) onomatopéias expressivas; 2) onomatopeias de ação/movimento; 3) onomatopeias indeterminadas; e, 4) onomatopeias de vozes de animais. Dentre elas, apontamos cinco características emergindo com intensidade: a primeira diz respeito à utilização da estrutura linguística da onomatopeia, a saber, a reduplicação de formas significantes; a segunda refere-se à relação estabelecida entre a imagem da HQ e a onomatopeia representada, relação esta nem sempre tranquila e direta; a terceira, relacionada às aproximações entre as produções dos alunos e as onomatopéias estabilizadas nos gibis da Turma da Mônica; a quarta está relacionada àquelas formas “estranhas”, que surgem em alguns manuscritos; e a quinta característica aponta para a influência da oralidade na escrita de algumas onomatopeias que representadas com letras grandes dão volume e intensidade a ela, tal como pode ser exemplificada na onomatopéia “POFE” do título deste trabalho. Nessa direção, a pesquisa apontou que as onomatopéias produzidas em situação escolar mantêm estreitas relações com os aspectos gráfico-visuais próprios do gênero e interrogam o conceito de arbitrariedade do signo proposto na reflexão saussuriana. Esperamos com este estudo, sendo as HQ um gênero considerado “adequado para o trabalho com a linguagem escrita” (BRASIL, 2001, p. 111), contribuir para a intensificação de pesquisas científicas que coloquem em relevo os processos de criação e escritura de manuscritos escolares.
Abstract: Resources verbal and nonverbal featuring the comic for children are considered actually factors which facilitate the entry of the child in writing and may contribute to the literacy process. Based on this assumption, discussed in this work, the functioning of linguistic and discourse of these features: the onomatopoeia. Thus, we take as its object “creation” of students from a 2nd year of elementary school and describe the different approaches aimed at her by some linguists, grammarians and lexicographers. Taking as its starting point this discussion, we analyze how these students represent onomatopoeia when they invent the text to a sequence of images of Mônica’s Gang comics. The manuscripts collected HQ schoolchildren are the products of 12 proposals for production of text made from the didactic project “Comics in the room”, developed in the 2nd half of 2008 in a public school in Maceió. The results show that the set of 144 manuscripts emerge onomatopoeia 291, classified by the sense invoked in four categories: 1) expressive onomatopoeia; 2) onomatopoeia action/motion; 3) indeterminate onomatopoeia; and, 4) onomatopoeia of animal sounds. Among them, point out five characteristics emerge with intensity: The first concerns the use of onomatopoeia of linguistic structure, namely, the reduplication of significant ways; the second refers to the relationship established between the image represented by comic and the onomatopoeia, this relationship is not always calm; the third related the similarities between the students productions and onomatopoeia in comics stabilized Mônica’s Gang; and the fourth is related to those forms “strange” that appear in some manuscripts; and the fifth feature points to the influence of orality in writing that represented some onomatopoeia provide large-print volume and intensity to it, as can be exemplified in the onomatopoeia “POFE” the title of this work. Along these lines, the research showed that onomatopoeia produced in the school situation maintain close relations with the graphic-visual aspects of their own gender and interrogate the concept of arbitrariness of the Saussurean sign proposed in the discussion. We hope with this study, the comic being a genus considered “suitable for work with written language” (BRAZIL, 2001, p. 111), contribute to the intensification of scientific research put into relief the processes of creation and writing of manuscripts school.
Palavras-chave: Educação
Histórias em quadrinhos
Manuscrito escolar de HQ
Produção textual
Onomatopeia
Alunos - Ensino fundamental
Education
Comics
Manuscript school of HQ
Text production
Onomatopoeia
Students - Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Janayna Paula Lima de Souza. Formas de representações onomatopeicas em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos produzidas por alunos do 2º ano do Ensino fundamental. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6595
Data do documento: 18-ago-2010
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