00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6587
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de Física mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS): a construção e aplicação de um ambiente hipermidiático para o ensino da natureza da luz
Título(s) alternativo(s): Physics Teaching mediated by Information and Communication Technologies (ICTs): the construction and application of a Hypermedia Environment for the teaching of the nature of light.
Autor(es): Araújo, Ewerton Souza de
Primeiro Orientador: Albuquerque, Samuel Silva de
metadata.dc.contributor.referee1: Camelo Neto, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee2: Serra, Kleber Cavalcanti
Resumo: Este trabalho versa sobre a elaboração e aplicação de um Ambiente Hipermidiático para o Ensino da Óptica na Física do Ensino Médio. Caracterizado como uma Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tal ambiente está organizado em um Blog, cujas postagens trazem hipertextos, links, figuras, vídeos e animações referentes ao estudo da natureza da luz. Dentre esses elementos, as animações destacam-se como os mais importantes, devido ao seu objetivo de contribuir com a superação da abstração dos conteúdos. Além disso, através dele intencionou-se a atualização do Ensino de Física através das metodologias ativas mediadas pelas TICs. Para a elaboração do produto educacional, foram utilizadas os softwares livres Inkscape, Gimp, Synfig Studo, Writer e Blogger. A organização de seu conteúdo, por sua vez, foi baseada na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e no Currículo em Espiral de Brunner. Já sua aplicação se deu através da metodologia da Sala de Aula Invertida, numa turma de 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Moacir Teófilo em Arapiraca, AL. Os resultados revelaram uma boa aceitação do produto, principalmente com relação às animações, entendidas como elementos facilitadores do entendimento dos conteúdos. Apesar disso, houve solicitação de melhorias, como a inserção de áudio nas animações e a diminuição dos textos utilizados nas postagens. De forma geral, a pesquisa de aplicação revelou um aprendizado insuficiente sobre os conteúdos abordados, como consequência de fatores extrínsecos e intrínsecos a elaboração do produto.
Abstract: This work deals with the elaboration and application of a Hypermedia Environment for the Teaching of Optics in High School Physics. Characterized as an Information and Communication Technology (ICT), this environment is organized in a Blog, whose posts bring hypertexts, links, figures, videos and animations related to the study of the nature of light. Among these elements, the animations stand out as the most important, due to their objective of contributing to overcoming the abstraction of the contents. In addition, it is intended to update the Physics Teaching through the active methodologies mediated by the ICTs. For the elaboration of the educational product, the free software Inkscape, Gimp, Synfig Studo, Writer and Blogger were used. The organization of its content, in turn, was based on the Ausubel Significant Learning theory and the Brunner Spiral Curriculum. Its application was through the methodology of the Flipped Classroom, in a class of 2nd year of the Secondary School of the State School Professor José Moacir Teófilo in Arapiraca, AL. The results showed a good acceptance of the product, mainly in relation to the animations, understood as facilitating elements of the understanding of the contents. Despite this, there were requests for improvements, such as inserting audio in the animations and reducing the texts used in the posts. In general, the application research revealed insufficient learning about the content addressed, as a consequence of extrinsic and intrinsic factors to the elaboration of the product.
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Óptica
Hipermídia na aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Tecnologia da Informação e da Comunicação
Ensino médio
Physics - Study and Teaching
Optics
Hypermedia in learning
Teaching - Auxiliary Resources
Information and Communication Technology
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: ARAÚJO, Ewerton Souza de. O ensino de Física mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS): a construção e aplicação de um ambiente hipermidiático para o ensino da natureza da luz. 2019. 290 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6587
Data do documento: 25-out-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.