00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6584
Tipo: Dissertação
Título: O saber histórico escolar no Liceu Alagoano: o ensino de História do Brasil configurado nas teses do Cônego Valente
Título(s) alternativo(s): The school historical knowledge at the Lyceum Alagoas: teaching of History in Brazil set theses of Canon Valente
Autor(es): Santos, Ivanildo Gomes dos
Primeiro Orientador: Madeira, Maria das Graças de Loiola
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee3: Sampaio, Wilson Correia
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Walter Matias
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar os conteúdos veiculados na disciplina de História do Brasil e História da Civilização, ministrada no Liceu Alagoano, durante a docência do professor cônego Antônio José de Cerqueira Valente, que ocupou a cadeira no período de 1929 a 1952. Com tal propósito, procuramos analisar as teses Dissertação historica sobre o reinado de D. Pedro II e Dissertação sobre os pontos controvertidos da historia do Brasil, ambas defendidas pelo referido sacerdote, quando ainda era um candidato ao cargo de docente da instituição. Consideramos que a partir das referidas teses foi possível termos pistas sobre a cultura literária e escolar da época, as preferências teóricas do autor, e poder captar os saberes que circulavam na formação discente no Liceu Alagoano da primeira metade do século XX. Nesse sentido, a pesquisa apontou que a escrita de Valente era coerente com as discussões encontradas nos compêndios e manuais didáticos da época. Estes, por sua vez, estavam associados à construção da identidade nacional, a partir, principalmente, do culto aos heróis. Esse tipo de ―nacionalismo de direita‖, como ficou conhecido, estava voltado para a manutenção dos projetos das elites, de seu poder e privilégios. Tais valores também estão postos nas teses do sacerdote e, consequentemente, foram transformados em saber escolar, contribuindo para a constituição do ―espírito da nacionalidade‖. Para alcançarmos esses resultados, construímos este trabalho a partir do entendimento da história como uma ―ficção controlada‖, conceito elaborado por Pesavento (2004). Tal compreensão somente nos foi possível, uma vez que estamos ancorados nas categorias e conceitos desenvolvidos pela Escola dos Annales e pela Nova História, especialmente as obras de Marc Bloch (1886-1944), Apologia da história - ou o ofício do historiador (2001) e de Michel de Certeau (1925-1986), A Escrita da História (1982), as quais nos ajudaram a compreender melhor o lugar e a produção das aludidas teses. Foi ainda a partir dessa base teórico-conceitual que analisamos o corpo documental encontrado, dentre eles: falas e relatórios dos presidentes de província e dos inspetores da instrução pública, leis, regulamentos, portarias, decretos, atas, livros de tombo, documentos datilografados e manuscritos, mapas, dados estatísticos, orçamentos, listas de docentes. Para identificarmos a finalidade do ensino de história, bem como analisarmos os compêndios e manuais utilizados, apropriamo-nos das reflexões teórico-metodológicas de autores como Bittencourt (1990; 1992-1993; 2004; 2005), Gasparello (2002; 2004) Toledo (2005) e Abud (2006). Além desses, Carvalho (1996; 2005) foi importante no embate com as ideias historiográficas de Valente. Assim, a partir da peculiaridade das teses e dos resultados alcançados, pudemos evidenciar algumas características do modelo de História, especialmente do Brasil, que era ensinado no Liceu Alagoano.
Abstract: This dissertation has as main objective to investigate the contents conveyed in the discipline of history of Brazil and the history of civilization in Liceu Alagoano during the teaching of Professor Antonio José de Cerqueira Valente, who occupied the function during the period from 1929 to 1952. For this purpose we analyze the Historical Dissertations thesis on the reign of D. Pedro II and Thesis on controversial points of Brazil history, both foretold by that priest when he was a candidate for the post of lecturer at the institution. Consider from the thesis which was mentioned it was possible to have clues about the culture of the era, the Theoretical preferences of the author, and to assimilate the knowledge that was released in students training in Liceu Alagoano the first half of the twentieth century. This sense, the survey indicated that the writing of Valente was consistent with the discussions found in compendiums and didactic manuals of the era; these in turn were associated with the construction of national identity, which was constructed from, largely by the cult of heroes. This kind of "right-wing nationalism" as it became known, was directed to the maintenance of the projects of the elites, their power and privileges. These values are also placed in the thesis of the priest, and consequently were transformed into school knowledge, helping to establish the ―spirit of nationality‖. To achieve these results, we had to do this work from the understanding of history as a "controlled Fiction," a concept developed by Pesavento (2004). To such understanding was only possible because we were anchored in categories and concepts developed by the Annales School and the New History. Especially the works of Marc Bloch (1886-1944), Apologia da História – ou Ofício de historiador (2001) and Michel de Certeau (1925-1986), A Escrita da História (1982) helped us understand better the place and thesis produced. Was based on this theoretical and conceptual framework that we analyzed the structure of documents found, including: statements and reports of the chairmen of provincial inspectors and public education, laws, regulations, ordinances, decrees, records, book fall, typewritten documents and manuscripts, maps, statistical data, budgets, lists of teachers. To identify the purpose of teaching history, as well as analyzing compendiums and handbooks used we appropriate of the theoretical-methodological reflections of the author Bittencourt (1990, 1992-1993, 2004, 2005), Gasparello (2002, 2004) Toledo (2005) and Abud (2006). Beside these, Carvalho (1996, 2005) was important in the clash with the ideas historiographical from Valente. Thus, from the peculiarity of thesis and the results presented some characteristics of the type of history, especially of the Brazil, which was taught at the Liceu Alagoano.
Palavras-chave: História do Brasil – Estudo e ensino
Liceu Alagoano (Maceió-AL)
Trabalho docente
Valente, Cônego, 1929-1952
Valente, Antonio José de Cerqueira
History of Brazil - Study and teaching
Lyceum Alagoano
Teaching work
Canon Valente, 1929-1952
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Ivanildo Gomes dos. O saber histórico escolar no Liceu Alagoano: o ensino de História do Brasil configurado nas teses do Cônego Valente. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6584
Data do documento: 17-out-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.