Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6581
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sentidos e significados da atividade prescrita e realizada: analisando o processo da alfabetização e letramento |
Autor(es): | Araujo, Isabela Rosália Lima de |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aguiar, Wanda Maria Junqueira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pizzi, Laura Cristina Vieira |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender o que se passa na atividade docente de uma professora da 4ª série do Ensino fundamental de uma escola pública municipal, que tem em sua sala de aula alunos com diversos estágios de aprendizagem. Analisamos os sentidos e significados atribuídos pela professora as atividades prescritas e realizadas, buscamos apreender os sentidos e significados que ela atribui a sua própria atividade docente e ao processo de alfabetização e letramento. Os pressupostos epistemológicos orientadores da pesquisa são as categorias da Sócio-Histórica, da Clinica da Atividade e o processo de alfabetização e letramento. As técnicas utilizadas foram: entrevista de narrativa da história de vida, entrevista recorrente, entrevistas semi-estruturada e centralizada, análise documental, sessões de observações e filmagens e de autoconfrontações simples e cruzada. Nos resultados, identificamos que a professora não concorda, mas segui com o prescrito. Para ela, a escola e a profissão docente perderam sua função social. A professora acredita que o processo de alfabetização e letramento não vem sendo prioridade na educação básica e que isso vem causando defasagens na aprendizagem dos alunos. Acreditamos que as atividades prescritas deveriam ser mais discutidas na formação de professores. |
Abstract: | This research aims to understand what is happening in the teaching activities of a teacher of 4th grade of a public school, she has in her classroom students with various learning stages. We analyze the meanings assigned by the teacher and the prescribed activities carried out, we learn the meanings she ascribes to her own teaching activities and the acquisition of literacy and literacy. Epistemological assumptions guiding the research are the categories of Socio-Historical, Clinical Activity and the process of literacy and literacy. The techniques used were interviews of narrative life history, interview the applicant, semi-structured, centralized document analysis, observation sessions and filming and autoconfrontações simple cross. In the results, we found that the teacher did not agree, but I went with the prescription. For her, the school and the teaching profession have lost their social function. The teacher believes that the process of literacy and literacy has not been a priority in basic education and this has caused gaps in student learning. We believe that the prescribed activities should be further discussed in teacher education. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Alfabetização Leitura Letramento Elementary School Literacy Reading |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ARAUJO, Isabela Rosália Lima de. Sentidos e significados da atividade prescrita e realizada: analisando o processo da alfabetização e letramento. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6581 |
Data do documento: | 18-fev-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sentidos e significados da atividade prescrita e realizada: analisando o processo da alfabetização e letramento.pdf | 987.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.