00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6580
Tipo: Dissertação
Título: Relações étnico-raciais na educação: concepções elaboradas por professores(as) e estudante(s) da educação de jovens e adultos da escola DR.ª Nise da Silveira após a promulgação da lei 10639/03
Autor(es): Neves, Irani da Silva
Primeiro Orientador: Franco, Nanci Helena Rebouças
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Celia da
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Edna Cristina do
Resumo: A dissertação teve como objetivo geral investigar as concepções de professores/as e alunos/as sobre as relações étnico-raciais na educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Nise da Silveira depois da promulgação da Lei 10.639/03. Diante disso, a pesquisa está ancorada na referida Lei que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares espalhados em todo o Brasil e que está em vigor desde 09 de janeiro de 2003; sendo que, a mesma chegou ao Estado Brasileiro no bojo do debate da implantação das políticas de ações afirmativas para a população negra reivindicadas pelo movimento social negro. Do ponto de vista teórico-metodológico partiu-se de uma abordagem qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário e a análise documental. A partir da análise dos dados coletados, pôde-se perceber a necessidade de investimento na formação político pedagógica dos seus atores, pois as especificidades de EJA necessitam que a prática pedagógica do/a professor/a, seja respaldada nas diversidades das vidas e culturas dos seus sujeitos. Percebemos que professores e professoras da escola tem um caminho a seguir, que é o de aprofundamento sobre o tema para superar ideias preconceituosas, admitindo que a identidade seja uma construção social, permeada por incertezas e conflitos. Espera-se que essa pesquisa suscite novas reflexões a respeito da problemática educação e diversidade étnico-racial, a partir da experiência da Escola Municipal Nise da Silveira e sobre políticas públicas de inclusão que contribuam para a construção de uma escola e consequentemente de uma sociedade verdadeiramente igualitária.
Abstract: The thesis had as general objective to investigate the conceptions of teachers and students about the ethnic-racial relations in the education of Young and Adults in Doctor Nise da Silveira Municipal School after the promulgation of Law 10.639/03.Given this, the research is anchored in this law that it was created to make compulsory the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in all establishments of primary and secondary schools, both public and private spread throughout Brazil. The law was published in 2003; being that it came to the State in the midst of discussion for affirmative action policies implementation to the black population claimed by black social movement.From the standpoint of theoretical and methodological starting point was a qualitative approach, having the procedure as a method of case study as data collection techniques, the literature search, questionnaire and document analysis.From the analysis of data collected, we could see the necessity of investment in the political teaching of his actors, for the specific needs of adult education where the pedagogical practice of the teacher is backed by the diversity of the lives and cultures of their subjects. I hope that this research raises new thinking about education issues and ethnic-racial diversity, from the experience of the Doctor Nise da Silveira Municipal School and making inclusive public policies that contribute to building a school and therefore a democratic society.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Diversidade étnico-racial
Formação de professores
Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Políticas educacionais
Escola Municipal Doutora Nise da Silveira (Maceió)
Young and Adults Education
Ethnic-Racial Diversity
Teacher training
Brazil. [Law no. 10,639, of January 9, 2003]
Educational policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NEVES, Irani da Silva. Relações étnico-raciais na educação: concepções elaboradas por professores(as) e estudante(s) da educação de jovens e adultos da escola DR.ª Nise da Silveira após a promulgação da lei 10639/03. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6580
Data do documento: 10-dez-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.