00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Gestão democrática na rede estadual de ensino de Alagoas: percepções e perspectivas de uma política pública
Autor(es): Emiliano, Flávia Maria Monteiro de Lima
Primeiro Orientador: Tavares, Maria das Graças Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Adriana Almeida Sales de
metadata.dc.contributor.referee2: Kullok, Maísa Gomes Brandão
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as percepções e perspectivas acerca da política pública de gestão democrática implantada na rede estadual de ensino de Alagoas. A efetivação desse fim é vislumbrada a partir de uma investigação teórica, de caráter pedagógico-político, cujo objetivo é analisar o processo de implantação de uma política que se apresenta como uma iniciativa na área da educação, mas que mantém uma relação restrita com a sociedade. Além disso, apresenta subsídios para a melhoria da prática pedagógica na escola e no sistema de ensino. Esta pesquisa apóia-se teoricamente na concepção de Estado defendida por Gramsci, ao assumir que o Estado é uma síntese de sociedade política e de sociedade civil, de Estado-coerção e de aparelhos privados de hegemonia. Destaca conceitos referentes à gestão democrática, centralização, descentralização. Apresenta um breve histórico sobre a relação existente entre centralização e descentralização. Discute a possibilidade de descentralização de poder através da gestão democrática. Identifica três mecanismos que podem possibilitar a gestão democrática: o Projeto Político-Pedagógico, o Conselho Escolar e a Eleição para escolha de gestores escolares. Descreve o processo de implantação da gestão democrática na rede pública estadual de ensino de Alagoas. Expõe, para finalizar este trabalho, as percepções e perspectivas que os envolvidos na educação do Estado de Alagoas têm a respeito da política pública de gestão democrática implantada a partir de 1999. Conclui destacando os avanços alcançados pela educação estadual, apesar de todos os obstáculos enfrentados e dos problemas sócio-políticos existentes no Estado.
Abstract: This dissertation has as objective to analyze the perceptions and perspectives about the public politics of implanted democratic management in the state net of education in Alagoas. The effectuation of this is glimpsed from a theoretical inquiry, of character pedagogical-politician, since it presents subsidies for the practical improvement of the pedagogical one in the school and the system of education; and, is characterized as politics for analyzing a process of implantation of one politics that if presents as an initiative in the education area, but that it keeps a restricted relation with the society. This research is supported theoretically in the conception of State defended by Gramsci when assuming that the State is a synthesis of society politics and civil society, State-coercion and private devices of hegemony. It detaches referring concepts to the democratic management, centralization, decentralization. It presents a historical briefing on the existing relation between centralization and decentralization. The possibility of decentralization of being able through the democratic management argues. It identifies three mechanisms that can make possible the democratic management: the Politician-Pedagogical Project, the Pertaining to school Advice and the Election for choice of pertaining to school managers. It describes the process of implantation of the democratic management in the state public net of education in Alagoas. It displays to finish this work the perceptions and perspectives that the involved ones in education of the State of Alagoas have regarding the public politics of implanted democratic management from 1999. It concludes detaching the advances reached for the state education although all the faced obstacles and the existing of social-political problems in the State. Key-Words: Democratic management, decentralization X centralization, Politician-Pedagogical Project, Pertaining to school Advice.
Palavras-chave: Educação e Estado – Alagoas
Gestão democrática
Escolas públicas – Alagoas – Descentralização
Escolas públicas – Alagoas – Centralização
Conselho Escolar
Education and State - Alagoas
Democratic management
Public Schools - Alagoas - Decentralization
Public schools - Alagoas - Centralization
School Council
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: EMILIANO, Flávia Maria Monteiro de Lima. Gestão democrática na rede estadual de ensino de Alagoas: percepções e perspectivas de uma política pública. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6571
Data do documento: 23-abr-2008
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