06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6562
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gênero e brincadeira em cena na escola
Autor(es): Lima, Aline Dias dos Santos
Primeiro Orientador: Libardi, Suzana Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Giseliane Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Irelânia da Rocha
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre gênero e brincadeira na escola. O trabalho tem como principal objetivo apresentar como as desigualdades de gênero são contestadas e mantidas por crianças que vivem no ambiente coletivo e público de uma Escola Municipal de Água Branca – AL. O referencial teórico abarca autores como Kishimoto (1999), Sommerhalder e Alves (2011), Finco (2008), Louro (1997, 2002), Rosemberg (2001) e outros/as. Foi realizado um estudo de caráter bibliográfico, e também se realizou observações em sala de aula e no pátio da escola para que pudéssemos analisar e refletir sobre os papéis de gênero presentes naquele contexto. Objetivamos na pesquisa empírica analisar as primeiras impressões sobre gênero na Escola entre crianças pequenas, e compreender como as relações de gênero são trabalhadas em sala de aula nas interações entre os/as educadores/as e as crianças e identificar se os/as educadores/as e as crianças conduzem o brincar a partir do gênero das mesmas. A pesquisa foi realizada com uma turma multisseriada que atende Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental, de crianças com idade entre 4 e 7 anos. A pesquisa de campo ocorreu nos meses de maio e abril de 2019, no período matutino, tendo duração de dois meses de observação direta participante. A partir do estudo teórico e levantamento de dados realizados, dividimos a análise da pesquisa em três categorias: a) Ação docente; b) Brincadeira; e c) Papéis de gênero. Constatamos que nessa turma, assim como na escola, não são desenvolvidas atividades educativas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e as crianças denotaram que além da escola, a família também reforça estereótipos de gênero no brincar. Ressalta-se, porém, que alguns meninos e meninas se sobressaem a essas normativas e produzem cenas não estereotipadas de gênero na escola.
Abstract: This paper addresses the relationship between gender and play in school. The main objective of this paper is to show how gender inequality is contested and maintained by children living in the collective and public environment of a Água Branca Municipal School - AL. The theoretical framework covers authors such as Kishimoto (1999), Sommerhalder and Alves (2011), Finco (2008), Louro (1997, 2002), Rosemberg (2001) and others. A bibliographic study was conducted, and observations were also made in the classroom and in the school yard so that we could analyze and reflect on the gender roles present in that context. The aim of the empirical research is to analyze the first impressions of gender in early childhood education, to understand how gender relations are worked in the classroom in the interactions between the educators and the children and to identify if the educators ) and children manage play based on the gender of the child. The research was conducted with a multiseriate class that attends kindergarten and 1st year of elementary school, of children aged 4 to 7 years. The field research took place in the months of May and April of 2019, in the morning period, lasting two months of observation. From the theoretical study and data survey, we divided the research analysis into three categories: a) Teaching action; b) a joke; and c) Gender roles. I found that in this class, as in school, there are no educational activities to deal with gender inequalities and the children showed that in addition to school, the family also reinforces gender stereotypes in play. However, it is noteworthy that some boys and girls escape these norms and produce nonstereotypical scenes in school.
Palavras-chave: Educação infantil
Ação docente
Gênero
Brincadeira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: LIMA, Aline Dias dos Santos. Gênero e brincadeira em cena na escola. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6562
Data do documento: 19-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gênero e brincadeira em cena na escola.pdf682.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.