Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6551
Tipo: | Dissertação |
Título: | Incidência de rasuras em textos produzidos colaborativamente no Ensino fundamental: uma análise funcional e tipológica |
Título(s) alternativo(s): | Incidence des ratures dans les textes produits en collaboration au primaire: une analyse fonctionnelle et typologique |
Autor(es): | Silva, Luísa Maria da |
Primeiro Orientador: | Felipeto, Sonia Cristina Simões |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lopes, Adna de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silveira, Maria Inez Matoso |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito fazer uma análise funcional e tipológica das rasuras encontradas em reescritas do conto “Chapeuzinho Vermelho” produzidas de maneira colaborativa por dez duplas de alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola privada do interior de Alagoas. Nosso intuito configura-se na identificação, análise e classificação das rasuras encontradas nos manuscritos das díades, buscando esclarecer as incidências dessas rasuras. O corpus analisado provém do projeto Práticas de Textualização na Escola – PTE, vinculado ao Banco de Dados do Laboratório do Manuscrito Escolar – L‟AME, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Para o desenvolvimento do estudo, embasamos nossa análise nos conceitos da Genética Textual com estudos de Grésillon (2007). Esses estudos norteiam a gênese do texto e lançam um olhar mais analítico para o surgimento da rasura e sua história. Também buscamos os aspectos essenciais da relação do sujeito na língua pela Linguística da Enunciação, com Benveniste (1976). Esse aporte traz maior clareza quanto aos caminhos traçados pelos alunos e ao advento das rasuras no texto. A análise quantitativa aborda a produtividade das rasuras nos manuscritos dos alunos. Os resultados mostram que a produção textual colaborativa e em díades abrem caminhos para reflexões entre os alunos. Dessas reflexões são detectados os problemas de diferentes níveis como ortográfico, sintático, semântico-textual, de pontuação e de antecipação, verificados nos manuscritos através das marcas deixadas nos textos analisados. Assim, verificamos que o índice maior se deu nos aspectos ortográficos e de antecipação, o que nos leva a entender a interação como fator relevante para o estudo. |
Abstract: | RÉSUMÉ: Cet article a pour but de faire une analyse fonctionnelle et typologique des effacements trouvés lors de la réécriture de l‟histoire "Le petit chaperon rouge" produite en collaboration par dix paires d‟élèves de deuxième année de l‟école élémentaire d‟une école privée à Alagoas. Notre objectif est d'identifier, d'analyser et de classer les effacements trouvés dans les manuscrits de la dyade, en cherchant à clarifier l'incidence de ces effacements. Le corpus analysé provient du projet «Pratiques de textualisation à l'école - PTE lié à la base de données de laboratoires de manuscrits scolaires - L'AME, de l'Université fédérale d'Alagoas - UFAL. Pour le développement de l‟étude, nous basons notre analyse sur les concepts de génétique textuelle et d‟études de Grésillon (2007), qui guide la genèse du texte et jette un regard plus analytique sur l‟émergence de l‟effacement et de son histoire. Nous cherchons également les aspects essentiels de la relation du sujet en langage à travers la linguistique de l'énonciation, avec Benveniste (1976). Cette contribution apporte une plus grande clarté quant aux chemins tracés par les étudiants et à l‟avènement des ratures dans le texte. Les résultats montrent que la production textuelle collaborative et dyadique ouvre la voie à une réflexion entre les étudiants. De ces réflexions sont décelés les problèmes de différents niveaux tels qu'orthographique, syntaxique, sémantique-textuel, ponctuation et anticipation, vérifiés dans les manuscrits à travers les marques laissées dans les textes analysés. Ainsi, nous avons vérifié que l‟indice le plus élevé concernait les aspects orthographique et d‟anticipation. Ce qui nous amène à comprendre l‟interaction comme un facteur pertinent pour l‟étude. |
Palavras-chave: | Rasuras Escrita – Ensino fundamental Manuscritos – Estudantes Escrita colaborativa Rature Écriture - École primaire Manuscrits – Étudiants Écriture collaborative |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | SILVA, Luísa Maria da. Incidência de rasuras em textos produzidos colaborativamente no Ensino fundamental: uma análise funcional e tipológica. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6551 |
Data do documento: | 11-nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Incidência de rasuras em textos produzidos colaborativamente no Ensino fundamental - uma análise funcional e tipológica.pdf | 7.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.